Agenda Ambiental estimula ações de sustentabilidade

Funcionários estão engajados nas ações do programa
Funcionários estão engajados nas ações do programa - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente vem realizando Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa que está em fase de implementação na Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com todas as 18 secretarias municipais, Procuradoria Geral do Município, Semae e Iprem. O objetivo é promover a conscientização ambiental e a mudança na cultura do uso da energia elétrica, da água, do papel, do combustível, dos recursos naturais, estimulando a sustentabilidade no dia-a-dia.

O Comitê de Implementação e Programação já foi criado e a adesão do município à A3P, encaminhada ao Ministério de Meio Ambiente. Foram realizadas reuniões com os representantes de todas as secretarias municipais, abordando a importância do tema.

A diretora da Secretaria Municipal do Verde, Suely Mitie Kusano, explicou que o programa já está sendo implantado, de forma piloto, na própria secretaria. Os funcionários estão engajados em economizar papel, energia elétrica, água e combustível. Eles também estão coletando todos os resíduos sólidos recicláveis, inclusive trazendo de casa, para serem destinados à cooperativa que atualmente opera no município e aos três ecopontos de Mogi das Cruzes.

Agenda A3P define uma série de boas práticas, também chamadas eixos temáticos: uso racional e reuso do papel, uso racional da água, uso racional da energia elétrica e eficiência energética, gestão de resíduos sólidos - coleta e destinação para reciclagem, tecnologia da informação aplicada à sustentabilidade, tecnologia de equipamentos, uso racional da madeira, construções sustentáveis, qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores, mobilidade e transporte, além de compras e licitações sustentáveis.

O programa deverá ser finalizado até o dia 23.