Participantes do aulão podem doar pacotes de absorventes

Mogi- O Fundo Social e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer selaram uma parceria, que tem por objetivo associar os benefícios promovidos pela prática de exercícios físicos com o ato de fazer o bem àqueles que mais precisam. Quem tiver interesse em participar das aulas de ritmos e de step que estão na programação do aniversário da cidade poderão contribuir para a campanha Tia Chica.

Serão três edições do aulão ao longo de setembro, sendo o primeiro agendado para hoje, no Parque Centenário, entre 8h30 e 9h30, o segundo para o dia 16 de setembro, das 8 às 10 horas, no Complexo Esportivo Professor Hugo Ramos e o terceiro e último para o dia 23 de setembro, das 8h30 às 9h30, no Parque da Cidade. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário online.

O objetivo da parceria é promover os benefícios da prática de exercícios físicos entre homens e mulheres, bem como fomentar o bem-estar e a auto-estima, em alusão também à campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio.

A todos que têm interesse em participar dos aulões do Esporte, a Prefeitura pede para que contribuam e levem consigo no dia da atividade um pacote de absorventes, que será destinado à campanha.

Lançada em abril deste ano, a campanha Tia Chica visa garantir a pessoas em situação de vulnerabilidade o acesso a produtos de higiene menstrual. A ação nasce de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% de pessoas que menstruam no país não têm condições de adquirir absorventes todos os meses.

Para além da questão financeira, a falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências como baixa frequência escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, o que pode também levar à sobrecarga mental, além da transfobia.

As doações de absorventes são recebidas de forma permanente na sede do Fundo Social (1º andar no prédio-sede da Prefeitura) e também são feitas arrecadações pontuais, a partir de parcerias, como é o caso dessa com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Mais informações sobre a campanha Tia Chica podem ser obtidas por meio do telefone 4798-5143 ou e-mail [email protected] Já quem busca mais informações sobre os aulões esportivos de setembro podem entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio telefone 4798-5005. A programação disponível no site da Prefeitura.