Contato para aplicação da 3ª dose da vacina tem início

Na sequência, o reforço atenderá pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos
Na sequência, o reforço atenderá pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi - A Prefeitura recebeu a primeira remessa de vacina contra a Covid-19 destinada à aplicação da terceira dose. O atendimento será iniciado pelos idosos com 85 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 6 meses. Na sequência, conforme envio de novas doses, o reforço atenderá pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos, conforme anunciado pelo governo do Estado.

Os atendentes do SIS 160 iniciaram ontem os contatos com idosos de 85 anos ou mais por meio dos telefones registrados nos cadastros. O objetivo é confirmar o agendamento para aplicação da terceira dose. "Fizemos a busca dessas pessoas no sistema VaciVida e já estamos ligando para que esse público não precise se preocupar em entrar no site para efetuar agendamento online", explicou a enfermeira Lilian Peres Mendes, chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal.

A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 é fundamental para controlar a pandemia no país e manter em queda os números de mortes e de novos casos da doença. O objetivo é melhorar a resposta imunológica e o alcance da proteção contra as diferentes cepas do vírus em públicos mais vulneráveis.

O município iniciou ontem uma ação de busca ativa às pessoas que residem na Zona Rural da cidade e ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O trabalho começou pela Estrada da Moralogia e Chácara Santo Ângelo e deve percorrer outros pontos como Varinhas, Pindorama, Barroso, Parque São Martinho, Conjunto Jéfferson da Silva e Aroeiras.

Outras duas equipes saíram para domicílios de idosos faltantes na segunda dose. A vacinação itinerante faz parte da comemoração pelo 461º Aniversário de Mogi das Cruzes. "O primeiro dia se mostrou muito produtivo, com uma ótima adesão das pessoas à imunização em locais mais distantes da área central", afirmou a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.

Somente na Chácara Santo Ângelo já foram aplicadas 100 doses e a equipe deverá retornar hoje para complementar a imunização. Na Moralogia, o atendimento contou com apoio do comércio local. No Bar do Toco, por exemplo, foram cedidos espaço e acesso à internet para os profissionais vacinadores.

Estas ações visam ampliar a cobertura da população que reside em locais mais distantes e que, muitas vezes, não têm condições para ir até uma unidade de saúde. A proposta é percorrer durante todo o mês de setembro comunidades rurais, observando a demanda de cada local. O trabalho está sendo realizado por equipes que já atuam nos drives de vacinação e possuem experiência desde o cadastro até aplicação da dose.

Agendamento

Hoje, às 16 horas, serão abertas vagas de agendamento online no www.cliquevacina.com.br para aplicação de segundas doses: do imunizante CoronaVac/Butantan/Sinovac para quem tomou a primeira até o dia 14 de agosto e para quem tomou a Pfizer até o dia 19 de junho.