Saúde atualiza cronograma e vacinação contra Covid retorna

De acordo com a Prefeitura, nova fase retorna hoje e segue até este sábado
De acordo com a Prefeitura, nova fase retorna hoje e segue até este sábado - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria Municipal de Saúde atualizou ontem o cronograma de vacinação contra o coronavírus (Covid-19). O atendimento nesta semana deve ocorrer entre hoje e sábado, com a oferta da segunda dose para cidadãos que precisam completar a etapa, e da primeira dose para os adolescentes de 13 anos ou mais. A ação será nos três polos, das 8 às 17 horas, com horário ampliado na quinta e sexta-feira na Arena Suzano. Na próxima semana a operação deve contemplar a dose de reforço dos idosos maiores de 85 anos e a primeira aplicação dos jovens de 12 anos.

O cronograma desta semana se inicia com atendimento hoje e amanhã exclusivamente voltado às pessoas que precisam completar a segunda dose com aprazamento até 12 de setembro. A ação deverá ocorrer de maneira descentralizada, das 8 às 17 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul) e no Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 - Vila Júlia). Já a Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador) terá horário estendido, até as 19 horas no ginásio, e sistema drive-thru operante até as 17 horas. Para completar a etapa, basta apresentar o cartão, o CPF e um documento original com foto.

No sábado, o dia será dedicado à aplicação da primeira dose nos adolescentes com 13 anos ou mais. O atendimento seguirá o modelo das operações anteriores, novamente descentralizada nos três polos, das 8 às 17 horas, mas sem horário ampliado na Arena Suzano.

A partir da próxima semana a operação começa uma nova fase, contemplando a dose de reforço dos idosos maiores de 85 anos na terça-feira e a primeira aplicação dos adolescentes de 12 anos ou mais na quarta-feira.

Vale lembrar que o adolescente precisa da autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os adolescentes desacompanhados. A exigência faz parte da 20ª atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do governo do Estado, sendo um item indispensável para o atendimento do público menor de 18 anos.

Todos os demais documentos para a primeira dose em Suzano também serão exigidos. Entre eles estão RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o trabalho visa garantir celeridade na imunização com pelo menos a primeira dose. "Nosso foco é proteger a população, por isso damos prosseguimento à vacinação dos adolescentes, alcançando os jovens de 13 anos nesta semana para em seguida também aqueles com 12. Logo, partimos para as fases seguintes, com foco total no atendimento à segunda dose e em breve iniciando a terceira aplicação, conforme novas orientações", detalhou.