Seis mil tomam segunda dose durante campanha de ontem

Vacinação ocorreu nos três polos de imunização criados para campanha na cidade
Vacinação ocorreu nos três polos de imunização criados para campanha na cidade - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

Suzano - A campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) registrou ontem mais 6.039 atendimentos do público da segunda dose. A operação segue hoje, contemplando todos os moradores que precisam completar a etapa até o dia 12 de setembro. Amanhã, o dia será dedicado à primeira dose dos adolescentes com 13 anos ou mais.

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, o polo Arena (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 - Jardim Imperador), na área central de Suzano, recebeu o maior contingente de munícipes interessados na segunda dose. Ao todo, foram 4.327 atendimentos para a segunda aplicação, sendo 659 no drive-thru e 3.668 no ginásio, que garantiu portões abertos até as 19 horas.

Já no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Souza Candido (rua Teruo Nishikawa, 570 - Jardim Gardênia Azul), que é o polo de referência na região norte, 772 cidadãos completaram a segunda etapa. Enquanto o Centro Cultural de Palmeiras (Tv. Crispim Adelino Cardoso, 42 - Vila Júlia) garantiu a segunda dose a 940 suzanenses em Palmeiras. Além disso, outras 550 pessoas receberam a primeira aplicação na cidade.

A operação hoje, novamente tendo como público-alvo os moradores que precisam completar a segunda etapa conforme aprazamento até o dia 12 de setembro. O atendimento será descentralizado nos três polos, das 8 às 17 horas, em Palmeiras e na região norte, e horário ampliado até as 19 horas na Arena Suzano. Para completar a etapa, basta apresentar o cartão, o CPF e um documento original com foto.

Segundo o titular da Pasta, Pedro Ishi, o movimento intenso reflete o compromisso da população com a segunda dose. "Fico muito feliz em saber que a mesma mobilização que observamos nas operações da primeira dose também se repete agora na segunda etapa. Acredito que o público está comprometido em garantir a eficácia do imunizante. Porém, é importante reforçar que o uso da máscara segue obrigatório, bem como a oferta e o uso do álcool em gel. Além disso, o passaporte da vacina também já está em vigência para determinadas atividades no município. Precisamos manter esses cuidados", alertou.

O cronograma de imunização contra a Covid-19 também tem prosseguimento amanhã, contemplando a primeira dose dos adolescentes maiores de 13 anos. O atendimento seguirá o modelo das operações anteriores, novamente descentralizada nos três polos, das 8 às 17 horas.

Vale lembrar que o adolescente precisa da autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os adolescentes desacompanhados.

Já a partir da próxima semana a operação começa uma nova fase, contemplando a dose de reforço dos idosos maiores de 85 anos na terça-feira e a primeira aplicação dos adolescentes de 12 anos ou mais na quarta-feira. O atendimento será nos mesmos horários e locais, com horário estendido na Arena Suzano apenas na quarta-feira.