Ocupação de leitos Covid continua baixa

Região - O governo do Estado de São Paulo informou ontem que o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo passou a atender casos de outras doenças, deixando de ser uma das unidades de referência contra o coronavírus (Covid-19) na região.

"O redirecionamento de leitos faz parte da rotina de trabalho dos gestores dos serviços de saúde. Toda medida é baseada em monitoramento do cenário e planejamento da rede", informou o Estado.

Na atualização da ocupação dos leitos, a região mantém o viés de baixa ocupação, com oscilação positiva e negativa.

Mogi das Cruzes informou que, até o início da noite de ontem, 47 vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um total de 320 disponíveis estavam ocupadas, o que equivale a 14,7% da oferta. No entanto, o número de vagas em Enfermaria passou de 32 para 38 de 962, representando 4% de ocupação.

A Secretaria de Saúde de Suzano revelou que não conta com pacientes internados com Covid-19 no Pronto-Socorro (PS) Municipal, diferentemente da última semana, que contava com uma pessoa.

A cidade de Itaquaquecetuba declarou que apenas um dos oito leitos de emergência está com paciente, equivalente a 12% da capacidade. O setor de Enfermaria está sem pacientes.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Santa Marcelina de Itaquá registrou três dos dez leitos de UTI com ocupação, ou 30% das vagas, e dois dos dez leitos de enfermaria (20%).

Outra cidade que também teve aumento em relação à semana anterior foi Poá, que possui dois pacientes na Enfermaria ocupando as duas vagas do Hospital Municipal Dr. Guido Guida, mas sem pacientes na emergência. "Atualmente, temos seis pacientes cadastrados na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde - Cross - que aguardam na fila de espera", informou.

Na cidade de Ferraz de Vasconcelos, o Hospital Regional do município opera com 26,92% da capacidade, com sete dos 26 leitos ocupados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, sendo que na semana passada possuía dez internados. Para os leitos de enfermaria, a taxa é de 15,38% com quatro de 26 leitos, sendo que na semana passada eram cinco internados.

A prefeitura de Guararema reportou que dois dos 11 leitos no setor de enfermaria da rede municipal de Saúde estão ocupados, o que equivale a 18% dos leitos.

Retaguarda

O Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, localizado no distrito de Jundiapeba, apresentou 19 dos 30 leitos de UTI disponíveis ocupados (65,62%), e 10 dos 30 leitos de enfermaria (33,33%). A unidade apresentou leve queda em relação à última semana, quando marcou 67,86% para leitos de UTI e 46,67% para enfermaria, segundo a pasta estadual da Saúde.

Já o Hospital Auxiliar de Suzano, subordinado ao Hospital das Clínicas de São Paulo, registrou 14 dos 20 leitos, com uma taxa de ocupação de 69,23%. No final da última semana, ele contava com taxa de ocupação de 42,86%. (A.D.)

Deixe uma resposta

Comentários