382 moradores recebem tratamento pós-covid-19

Diversos profissionais da medicina participam da recuperação pós-coronavírus
Diversos profissionais da medicina participam da recuperação pós-coronavírus - FOTO: Mariana Acioli

Mogi - A Secretaria de Saúde informou no início desta semana o balanço do atendimento pós-internação de pessoas que tiveram o coronavírus (Covid-19) e que estiveram internadas em hospitais do município. O atendimento faz parte das estratégias da administração municipal no combate à pandemia, que teve início em março do ano passado.

O atendimento pós-internação começou em abril deste ano, e o serviço vem funcionando em caráter temporário na Unica do distrito de Jundiapeba, na região oeste da cidade. Segundo a Prefeitura, o local oferece endocrinologistas, cardiologistas, pneumologistas, nutricionistas e outras especialidades que auxiliam na recuperação dos pacientes, sem a necessidade de fila de espera.

No balanço da Pasta municipal da Saúde, 382 pacientes foram atendidos, sendo 833 encaminhamentos feitos para especialidades médicas, 378 encaminhamentos para equipes multiprofissionais e 950 exames solicitados. "Na alta, o paciente é encaminhado ao Núcleo de Avaliação Física (NAF) para total recuperação física e fortalecimento da massa muscular", informou.

Segundo a administração municipal, o serviço pós-internação para pacientes com Covid-19 será realizado em caráter permanente nas futuras instalações do Centro Integrado de Assistência à Saúde (Cias), localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento do Rodeio (UPA). A previsão é de que as obras no local sejam encerradas até o final deste ano, com início das operações em 2022, após a aquisição de mobiliário e demais adequações.

Sobre a retomada das atividades na Única de Jundiapeba e no NAF localizado no centro da cidade, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que "os setores responsáveis já estão preparando mudanças para a retomada segura dos atendimentos originais".

Desde o início da pandemia, a cidade de Mogi das Cruzes registrou 37.513 casos positivos da Covid-19. Destes, 34.513 foram curados e 1.487 casos seguem ativos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. 1.487 pessoas perderam a vida para a doença desde março de 2020.

Deixe uma resposta

Comentários