Primeiros grupos de trabalho iniciam atividades

Grupos foram apresentados anteontem na reunião mensal
Grupos foram apresentados anteontem na reunião mensal - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- Os grupos de trabalho sobre Acolhimento e Recuperação de Aprendizagem foram apresentados anteontem na reunião mensal do Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação (Gaepe Mogi). Outros dois pontos abordados no encontro foram a consulta pública, que deverá ser feita às famílias sobre o retorno gradual das atividades presenciais nas escolas e a recém-lançada página do Gaepe Mogi no portal da Secretaria Municipal de Educação.

O grupo de Acolhimento foi o primeiro a se apresentar. O objetivo do grupo é elaborar um planejamento com propostas de ações para o acolhimento socioemocional dos estudantes, professores e familiares. Em seu planejamento, o grupo estabeleceu quatro tópicos principais: pesquisa socioemocional, monitoramento, parcerias com universidades e outras instituições e o direcionamento do atendimento para grupos de alunos, professores e familiares. No momento, este trabalho de acolhimento na rede municipal de ensino tem sido feito por profissionais do Pró-Escolar e o professor José Henrique Porto.

O segundo grupo a se apresentar na reunião tem como tema a Recuperação da Aprendizagem. Foi ponderada a necessidade de uma pesquisa mais qualitativa da aprendizagem, considerando que os resultados obtidos estão no contexto do ensino remoto o que pode ser enviesado pela participação ou não dos responsáveis. O grupo também apontou a necessidade de uma análise das práticas pedagógicas e a elaboração de um plano estratégico para uma efetiva recuperação.

A reunião também contou com a apresentação da página do Gaepe Mogi.