Projeto Roteiro do Patrimônio tem primeira edição hoje

Mogi- A primeira edição do Roteiro do Patrimônio, um projeto que compreende uma caminhada pelo Centro Histórico de Mogi das Cruzes, ocorre hoje, no período da manhã, partindo do marco zero, na Praça Coronel Almeida e englobando visitas ao Museu Mogiano e ao Museu Virtual da Educação (Muve). O trajeto ocorrerá entre 9 horas e 11h30 e os interessados devem se inscrever previamente, por meio de formulário online.

Inscrição

O Roteiro do Patrimônio é mais uma ação de educação patrimonial, que vem na esteira do projeto Noites de Mistério - este, contudo, compreende uma caminhada noturna, sempre guiada por um historiador, que passa em frente prédios e pontos emblemáticos do Centro Histórico da cidade, reunindo contos e lendas que fazem parte da história de Mogi das Cruzes.

O projeto acontecerá uma vez ao mês. "Estamos com várias ações de educação patrimonial, com o objetivo de levar ao mogiano mais conhecimento sobre a história, a memória e a identidade da cidade. Esta é mais uma delas e a proposta é promover uma caminhada no período da manhã, para apresentar aos cidadãos dois dos museus que temos na cidade", destacou o diretor de Fomento e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Glauco Ricciele.

Reabertura

O Museu Mogiano reabriu as portas ao público no dia 31 de julho e, desde o dia 1º de setembro, abriga a Expo Arqueologia e também a Mostra de Artesanias Mogianas (MAM). A primeira exibe peças do acervo arqueológico de Mogi e do Alto Tietê e a segunda mostra peças produzidas por artesãos e artesãs da cidade.

Já o Museu Virtual da Educação (Muve) foi reaberto no dia 3 de setembro e, desde a quarta-feira da semana passada voltou a receber agendamentos. O Muve é dotado de recursos de última geração, por meio dos quais o público tem a oportunidade de conhecer a história da cidade, a partir de temas como desenvolvimento, meio ambiente, manifestações culturais, história e personalidades.

O Museu Mogiano fica no Casarão do Carmo, localizado na rua José Bonifácio, 516 - Centro Histórico. Já o Muve fica na rua Coronel Souza Franco, 917, também no Centro Histórico.

Mais informações sobre o projeto Roteiro do Patrimônio e sobre os museus da cidade podem ser obtidas por meio do telefone 4798-6910.