Pontos históricos recebem QR Codes

Mogi- A Secretaria Municipal de Cultura fará hoje, às 16h30, a entrega oficial das primeiras placas e adesivos contendo QR Codes, que integram o projeto Roteiro do Patrimônio. Diversos pontos da cidade passarão a contar com o dispositivo, que dará acesso aos interessados a informações sobre o que é o que representa cada um dos locais demarcados.

A ação resulta de um levantamento feito pela Diretoria de Fomento e Patrimônio, da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Turismo. A seleção dos locais levou em conta a representação histórica de cada um deles. A sinalização deve ser instalada em mais de 50 pontos da cidade.

O QR Code levará a pessoa a um áudio, de aproximadamente um minuto de duração cada, com uma breve apresentação do que é aquele local e o que ele significa para a história da cidade. Em breve, haverá também fotos, localização via GPS e o horário de funcionamento, no caso de locais que são abertos à visitação pública.

Os aparatos foram instalados em pontos históricos e turísticos, como o Obelisco, a escola Coronel Almeida, o prédio da Corporação Musical Santa Cecília, o Mercado Municipal, o Casarão do Carmo, a antiga Casa de Câmara, antiga Cadeia e Fórum Público, o Theatro Vasques e também em alguns pontos mais afastados do Centro, como a estação ferroviária de Sabaúna, o cemitério de Taiaçupeba e as capelas de Santo Alberto e Santo Ângelo.

A plataforma para onde o usuário será direcionado após apontar o celular para os QR Codes é um aplicativo, que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Mais informações sobre o projeto Roteiro do Patrimônio podem ser obtidas por meio telefone 4798-6910.