Emílio Ribas dá palestra sobre infecções

Mogi - Com o objetivo de capacitar profissionais sobre infecções nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a Global Med, empresa especializada em gestão e terceirização de mão de obra em saúde, promoveu no sábado passado uma palestra para tratar sobre o tema com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do Hospital Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, localizado em Mogi das Cruzes.

A capacitação foi ministrada pelo coordenador da UTI do Instituto Emílio Ribas, José Eduardo Gomes Vasconcelos. Ele apresentou dados da unidade, que é referência nacional em infectologia, na pandemia do coronavírus (Covid-19), além das medidas adotadas para o enfrentamento de bactérias, algumas delas multiresistentes que voltaram a parecer em ambientes hospitalares nos últimos meses.

Vasconcelos destacou suas experiências no instituto, o papel dos medicamentos para o tratamento das infecções e também a importância dos protocolos e cuidados dentro das UTIs para a redução dos ricos de doenças. "Todos nós sabemos da importância da higienização das mãos, por exemplo, mas até os melhores profissionais podem relaxar e se esquecer em algum momento, podem não respeitar algum protocolo e isso significa risco para eles mesmos e para os pacientes, por isso a necessidade da educação médica continuada", explicou.

O coordenador da UTI do Instituto Emílio Ribas falou também sobre as ações de sucesso adotadas na unidade. "A Covid-19 é uma infeção por vírus, que atinge mais focalmente, mas pode ter situações de meningoencefalite e infecções gastrointestinais, ou seja, ela abriu margem para infecções secundárias e nós tivemos que entender esse cenário de forma rápida e enfrentar esses desafios diários".