Escolas municipais participam de pesquisa

Mogi- Escolas municipais de Mogi das Cruzes estão participando de uma pesquisa inédita no campo da Educação envolvendo as relações étnico-raciais e equidade racial na rede pública. Diretores, professores e coordenadores que atuam com turmas do ensino fundamental poderão responder ao formulário online até o dia 30 de setembro. A pesquisa constitui estudo do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e está sendo feita por Vanize Niederauer com coordenação do professor Alexsandro Santos.

O levantamento se desdobrará em uma importante devolutiva pedagógica para a rede de Mogi das Cruzes visando ao fortalecimento das políticas educacionais orientadas para a equidade.

O objetivo central é compilar, sistematizar e analisar as percepções, crenças, ações e conhecimentos dos diferentes profissionais que compõem a rede pública municipal de Mogi das Cruzes sobre o tema e sugerir possíveis recomendações de promoção da qualidade das políticas educacionais neste campo.

As escolas que alcançarem, no mínimo, 70% de respostas aos questionários receberão um kit com 3 livros sobre a educação das relações raciais. Além disso, as 5 escolas com maior percentual de respostas terão a oportunidade de contar com a presença remota dos pesquisadores em uma reunião da Organização do Trabalho Escolar (OTE), em dia e horário a combinar, para dialogar sobre a temática da pesquisa.