Mogi adota esquema especial para aplicação de terceira dose

Objetivo é evitar espera para conferência de documentos e garantia de atendimento
Objetivo é evitar espera para conferência de documentos e garantia de atendimento - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mogi- A Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema especial para agendamento da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com imunossupressão. O objetivo é evitar espera na unidade para conferência de documentos e garantia de atendimento correto e prioritário.

Diferente dos idosos, que podem efetuar o agendamento online ou por meio do telefone 160, os imunossuprimidos a partir dos 18 anos precisam obter autorização para vacinação por e-mail [email protected] ou whatsapp 97370-4749.

Ao efetuar contato, o solicitante deve explicar o caso e enviar receita ou laudo médico e demais documentações que comprovem o diagnóstico, além de uma cópia da caderneta de vacinação da Covid-19. A avaliação é feita por um profissional médico, que autoriza o agendamento ou atendimento pelo PSF de referência. O paciente será comunicado e convocado em seguida.

Em Mogi das Cruzes, os imunizantes disponíveis no momento serão CoronaVac ou Pfizer.

A terceira dose ou dose de reforço contra a Covid-19 pode ser aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão a partir do 28º dia de conclusão do esquema vacinal (duas doses ou dose única). Neste grupo estão incluídos pacientes com imunodeficiência primária grave, pacientes oncológicos em quimioterapia e transplantados, entre outras condições.

Mogi das Cruzes promove amanhã, das 9 às 15 horas, uma ação especial de repescagem para aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em mogianos faltantes. Não será necessário realizar agendamento prévio, bastando comparecer às unidades relacionadas abaixo munido de documento pessoal com foto, comprovante de endereço e comprovante da primeira dose.

Para receber atendimento em livre demanda amanhã, os mogianos precisam estar em atraso com a segunda dose. Serão atendidas pessoas vacinadas com primeira dose de CoronaVac/Butantan/Sinovac há mais de 28 dias (receberão a D2 com CoronaVac); vacinadas com a 1ª dose de Pfizer há mais de 12 semanas (receberão a D2 com Pfizer); vacinados com a 1ª dose de AstraZeneca há mais de 12 semanas (neste momento, devido à indisponibilidade, o governo do Estado liberou estoque do imunizante Pfizer para segunda dose em atraso).

Não serão atendidas pessoas que ainda não completaram os prazos descritos acima.

Novo lote

A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) recebeu ontem o 60º lote de vacinas contra a Covid-19. Ao todo são 187. 595 imunizantes distribuídos entre primeira e segunda dose, além de doses de reforço para idosos.

Mortes

A atualização dos dados da pandemia na região dos municípios do Condemat aponta o registro de quatro óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. Ontem, o número total de óbitos desde o início da pandemia chegou a 5.400. As quatro vítimas fatais registradas residiam nos municípios de Mogi das Cruzes, Poá e Suzano.