Primeira turma do Cozinha Paulista se forma hoje

Mogi - A formatura da primeira turma do projeto Cozinha Paulista (antigo Cozinha de Talentos) ocorrerá hoje, às 10 horas. Trata-se de um curso de gastronomia gratuito e voltado para jovens de baixa renda, que é patrocinado pela JSL, com apoio do Programa de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (ProAC) e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Fundo Social. O objetivo é promover a transformação social a partir do ensino da gastronomia.

Para a realização das aulas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibilizou as dependências da Escola de Empreendedorismo e Inovação, na área central e do Polo Regional da Escola de Beleza, na Vila Brasileira. O curso é inteiramente gratuito, incluindo os utensílios e insumos utilizados pelos alunos durante as aulas.

A turma que será formará neste sábado foi formada originalmente em 2020, porém teve as aulas interrompidas em março do ano passado, em função da pandemia da Covid-19. Em função do recrudescimento registrado no início deste ano, as aulas só puderam ser retomadas no final de maio. O retorno foi feita de forma cautelosa, cumprindo rigorosamente todos os protocolos sanitários, visando preservar a saúde de todos.

"O Cozinha Paulista é um projeto que está diretamente alinhado às diretrizes de atuação do Fundo Social, uma vez que o objetivo é a transformação social. É uma ação que dá às pessoas ferramentas para que elas possam buscar novas e melhores oportunidades de vida", destacou a presidente do Fundo Social de Mogi, Simone Margenet Cunha.

Em breve, terão início as aulas da segunda turma do projeto, composta a partir de processo seletivo, realizado pela JSL. Assim como no primeiro ciclo, as aulas serão nos dois espaços disponibilizados pela Prefeitura e serão 96 horas de curso, com aulas práticas e teóricas divididas em módulos, tais como métodos de cocção, desenvolvimento de cardápios, food safety, empreendedorismo, entre outros.

Além de qualificar mão de obra, na expectativa de inserção ou recolocação no mercado de trabalho, o projeto também visa estimular a incubação e o desenvolvimento de novos negócios, além de resgatar receitas tradicionais.

A formatura da primeira turma do projeto Cozinha Paulista será realizada na Escola de Empreendedorismo e Inovação, localizada na rua Senador Dantas, número 326 no Centro de Mogi das Cruzes..