Secretário participa de Semana do Rio Tietê

Região - Representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participaram no domingo do encerramento das comemorações da Semana do Rio Tietê em Salesópolis, município que abriga a nascente do rio. O secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, também esteve presente.

Na ocasião, o município recebeu a 18ª edição do Projeto Tietê Esperança Aparecida, com recepção à imagem peregrina, seguida de missa no Santuário Diocesano de São José e benção às águas das nascentes do Rio Tietê.

O prefeito Vanderlon Gomes (PL), que representou a direção do Condemat, falou sobre a importância do evento. "É um privilégio para a nossa região ser berço do rio Tietê e atuar na preservação dos mananciais. Esta ação simbólica dá mais visibilidade para a causa e este trabalho de conscientização deve ser permanente, buscando a união de toda a sociedade", disse.

O secretário Marcos Penido destacou a importância do rio Tietê, que passa pelos municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba.

"O governo do Estado tem como projeto prioritário a preservação das riquezas naturais. Estamos buscando todas ações, por meio do saneamento básico, para que possamos manter corpos hídricos em condições, realizando um esforço", ressaltou.

O secretário adiantou que o ICMS Ecológico, que teve a sua regulamentação publicada na última sexta-feira, será um importante instrumento para apoiar as ações do Estado e municípios na preservação ambiental.

"Estamos avaliando os impactos que o ICMS Ecológico terá em cada região do Estado e o Alto Tietê será uma das primeiras a ser analisada", destacou
Penido.