Pouco mais de 227 mil pessoas receberam uma dose da vacina

No total, são 220.235 pessoas que receberam a primeira dose contra a Covid-19
No total, são 220.235 pessoas que receberam a primeira dose contra a Covid-19 - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Suzano - Nove a cada dez pessoas já foram imunizadas com pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19). Isso porque, a cidade já contemplou 227.796 moradores, o que representa 92,4% da população apta a receber o imunizante. Os dados fazem parte do balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, liberado ontem.

De 20 de janeiro a 28 de setembro deste ano, Suzano contabiliza 362.498 aplicações, sendo 220.235 de primeira dose, 133.313 de segunda, 1.389 de reforço e 7.561 de dose única. Com isso, dos 246.463 habitantes com 12 anos ou mais, 92,4% já receberam, no mínimo, uma dose. Deste total, 57,15% já estão com a imunização completa.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a expectativa é continuar avançando com a campanha. "A partir desta quinta-feira, estaremos com a imunização nos 24 postos de saúde da cidade. Então, quem ainda não recebeu a primeira dose ou precisa da segunda ou da dose de reforço, pode ir a qualquer uma das unidades, das 8 às 15 horas, e se vacinar", detalhou.

No novo calendário da semana, o atendimento ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, contemplando a primeira dose para os habitantes maiores de 12 anos; a segunda ao público que aguarda aprazamento até 2 de outubro e cidadãos vacinados com Pfizer há pelo menos oito semanas; e a aplicação de reforço nos idosos maiores de 60 anos que completaram a imunização há seis meses ou mais e nas pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

A nova fase da campanha envolve todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). A lista completa de endereços pode ser conferida no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br), na página "Cronograma de Vacinação (Covid-19)".

Documentos

Os requisitos para atendimento seguem os mesmos, de acordo com a dose contemplada. Para receber a primeira aplicação, o morador deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados.

Para receber a segunda dose, basta apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Todas as informações referentes à imunização são diariamente atualizadas nas redes sociais da prefeitura, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano). Em caso de dúvida, o telefone da Vigilância Epidemiológica é 4745-2035.