A partir de hoje, a vacinação ocorre nos 24 postos de saúde

Atendimento para a primeira dose contra o coronavírus será de livre demanda
Atendimento para a primeira dose contra o coronavírus será de livre demanda - FOTO: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria de Saúde inicia uma nova fase da campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19). A partir de hoje, os trabalhos serão realizados nos 24 postos de saúde da cidade, das 8 às 15 horas, contemplando a primeira e a segunda dose, bem como a aplicação de reforço.

O atendimento de primeira dose será à livre demanda, ou seja, deverá beneficiar todos os suzanenses com 12 anos ou mais aptos a receber um dos imunizantes. Já a segunda aplicação será destinada ao público que está com aprazamento para até 2 de outubro, assim como os cidadãos vacinados com Pfizer há oito semanas ou mais.

Para a dose de reforço, a chamada "terceira dose", a pasta convoca todos os idosos maiores de 60 anos que completaram a segunda aplicação há seis meses ou mais, além das pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

O atendimento ampliado para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), contemplando todos os 24 postos da cidade, também ocorrerá amanhã, das 8 às 15 horas. A lista completa de endereços pode ser conferida no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br), na página "Cronograma de Vacinação (Covid-19)".

Os requisitos de atendimento seguem os mesmos, de acordo com a dose contemplada. Para receber a primeira aplicação, o morador deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes, ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.

Para receber a segunda dose, basta o morador apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Todas as informações referentes à imunização são diariamente atualizadas nas redes sociais da prefeitura, no Facebook (www.facebook.com/prefsuzano) e no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano). Em caso de dúvida, o telefone da Vigilância Epidemiológica é 4745-2035.

Públicos contemplados

1ª dose: Moradores maiores de 12 anos;

2ª dose: Público com aprazamento até 2 de outubro / Cidadãos vacinados com Pfizer há oito semanas ou mais;

3ª dose de reforço: Idosos maiores de 60 anos que receberam a 2ª dose há seis meses ou mais / Pessoas imunossuprimidas que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais.