Profissionais da saúde recebem homenagem por luta contra Covid

Profissionais da linha de frente foram reconhecidos
Profissionais da linha de frente foram reconhecidos - FOTO: Mogi News/Arquivo

Mogi - Um técnico de enfermagem promoveu no último domingo um evento especial para homenagear os homens e mulheres que atuaram na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). O festival "Cuidando de Quem Cuida" aconteceu na sede da União dos Aposentados e Pensionistas de Mogi das Cruzes (Uapemc).

O organizador do evento, o técnico de enfermagem Márcio Piovesan, 38 anos, teve como principal objetivo reconhecer os esforços de enfermeiros, técnicos em enfermagem, equipes de limpeza e de segurança que atuaram nos hospitais públicos da cidade desde o final de março, recebendo e atendendo às mais de 38,6 mil pessoas que testaram positivo para a doença desde o ano passado.

Márcio tomou como gancho as diversas perdas causadas pela pandemia, como a morte da mãe ocorrida recentemente, além da perda de amigos de profissão desde o início do processo.

Dentre os homenageados, estiveram presentes profissionais da Saúde de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Hospital Municipal Prefeito Waldemar da Costa Filho e do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, entre outros equipamentos hospitalares.

Além de um almoço com feijoada, os laureados e demais convidados também assistiram a apresentações musicais, como o grupo Primeiro Tom, Wilsinho Malícia, Saymon Saz e DJ Brother.

Toda a organização do evento foi feita com a ajuda da comunidade, com mais de 14 apoiadores entre cursos de enfermagem, autoescolas e rádios locais. "Foi um evento sem fins lucrativos, com o engajamento da comunidade e, principalmente, do vereador Policial Maurino (Pode), que nos apoiou desde o primeiro momento em que apresentamos a ideia", afirmou Piovesan.

A repercussão do "Cuidando De Quem Cuida" foi positiva junto à categoria, que se sentiu à vontade, o que pode dar início a novas edições no futuro. "Estamos estudando estabelecer um evento como este de forma anual, sempre lembrando da dedicação e do sacrifício de todos aqueles que estão no contato direto com a população em um momento crucial como foi na pandemia", avaliou.

Sobre o andamento da pandemia da Covid-19, Piovesan acredita que a redução da ocupação de leitos nos hospitais vem diminuindo devido à campanha de vacinação, e que os casos que ainda persistem são de pessoas que ainda não aderiram à imunização. "Este será um longo processo para controlar este vírus, mas agora contamos com a estrutura para controlá-la, conhecendo os procedimentos e, acima de tudo, com a vacina", concluiu.

Deixe uma resposta

Comentários