Programação especial de atendimento às mulheres

Mogi- Para marcar o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde está programando uma série de atividades que visam facilitar e incentivar os cuidados de Saúde da Mulher. Amanhã, o Pró-Mulher promoverá mais uma ação especial para implantação de Dispositivos Intrauterino (DIUs) em pacientes que já aguardavam pelo procedimento e seis unidades básicas estarão abertas para mutirões de coleta de Papanicolau.

Para as coletas não há necessidade de agendamento, mas as mulheres interessadas podem buscar informações na unidade mais próxima de sua residência e seguir as orientações para realização do exame: não ter usado creme vaginal nos últimos sete dias; não ter mantido relações sexuais nos últimos três dias; não estar menstruada; realizar higiene normal de rotina.

Além da prevenção ao câncer de mama, nos últimos anos, Mogi das Cruzes aproveita o Outubro Rosa para trabalhar diversas áreas de atenção à Saúde da Mulher, como o Papanicolau.

O exame é indicado para prevenir o câncer de colo de útero e deve ser feito anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual.

Os exames de mamografia também serão ofertados ao longo do mês e podem ser solicitados por meio das Unidades Básicas. A mamografia é indicada para mulheres de 40 a 69 anos e deve ser realizada uma vez por ano ou conforme orientação do médico.

O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres por seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.

O histórico familiar é importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).