Secretaria confirma continuidade de vacinação nos postos de saúde

Ações estão contemplando os moradores de Suzano que são maiores de 12 anos
Ações estão contemplando os moradores de Suzano que são maiores de 12 anos - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem a continuidade da campanha de imunização contra o coronavírus (Covid-19) nos postos da cidade. O atendimento segue nas 24 unidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. A ação contempla a primeira dose dos munícipes maiores de 12 anos; a segunda aplicação conforme aprazamento; e a dose de reforço dos idosos maiores de 60 anos que completaram a segunda aplicação há seis meses ou mais e das pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

O trabalho desta semana, em dois dias de operação no novo formato, rendeu 8.645 aplicações na cidade. O resultado satisfatório garantiu que o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 mantivesse o modelo de atendimento descentralizado para as próximas semanas. A expectativa é de que o cenário siga com avaliações semanais, sobretudo quanto à procura pela segunda dose, que assegura a resposta imunológica contra o novo coronavírus.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, nesses dois dias de atendimento, a maior procura na cidade foi justamente pela segunda aplicação, com 7.120 atendimentos no município. "Percebemos que a nossa missão de reforçar a importância da imunização em duas etapas deu muito certo. As pessoas estão procurando os postos de saúde para completar o ciclo e garantir proteção. Trabalhamos arduamente ao longo de oito meses de campanha para agora colhermos os resultados, com mais de 93% da população imunizada com a primeira dose e seguindo ritmo crescente com a segunda dose, que agora pode ser obtida a qualquer dia da semana na unidade mais próxima de casa", disse o secretário, Pedro Ishi.

Em relação à primeira dose, o município registrou mais 1.525 vacinados ao longo da quinta e sexta-feira. Já a terceira aplicação de reforço contemplou 291 pessoas. "Avaliamos que são índices bastante satisfatórios, com a intenção de diluir cada vez mais a demanda", completou.

Os requisitos de atendimento seguem os mesmos, de acordo com a dose contemplada. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.