Live aborda sistema educacional finlandês

Mogi- A segunda live do Diálogos da Educação de Mogi, realizada pela Secretaria de Educação na tarde de ontem, abordou o sistema educacional da Finlândia, referência mundial em Educação. Um dos pontos de destaque foi a valorização dos professores e seu processo de formação. O secretário da Pasta, André Stábile, conversou com Jarkko Wickström, diretor de operações da EduFinlandia.

No encontro, transmitido por meio do canal do Youtube da Pasta, Wickström apontou os motivos do sucesso da educação finlandesa. "Um dos pontos é a valorização de professores para que a formação deles seja a mais alta possível. Fizemos uma mudança na legislação dos anos 70 para que os professores fossem especialistas de suas áreas", contou o experiente palestrante, que atua em programas de cooperação internacional entre Finlândia e Brasil.

Stábile destacou que a educação mogiana está passando por um processo de transformação. "Um desenho está sendo criado para criar escolas de aplicação com professores mentores em contato direto com as universidades para a formação de alto desempenho. Estamos dando um passo muito importante neste sonho de formar a próxima geração, transformar o modelo educacional brasileiro a partir da cidade de Mogi das Cruzes", disse.

Jarkko Wickström coordenou a cooperação entre Brasil e Finlândia nas áreas de educação e pesquisa na Embaixada da Finlândia. Ele também atuou como diretor de operações no Brasil e América Latina da Finland University. É um palestrante experiente sobre sistema educacional e cultural da Finlândia, formação de professores e políticas públicas.