Trabalhadores da saúde serão imunizados com terceira dose

Mogi prosseguem com a aplicação de 2ª e 3ª doses
Mogi prosseguem com a aplicação de 2ª e 3ª doses - FOTO: Wanderley Costa_Secop - Suzano

Região- Os trabalhadores da área da saúde que residem nos municípios da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) vão começar a receber a dose adicional da vacina contra a Covid-19. Um novo lote de Pfizer, contendo 64.788 doses, será entregue pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) aos municípios entre hoje e a próxima quarta-feira (06/10).

Deste total, 41.568 são para aplicação da dose de reforço para os trabalhadores da saúde. O restante, 23.220 doses, vão contemplar jovens de 25 a 27 anos com a segunda dose.

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, falou sobre a importância do reforço na imunização dos trabalhadores da saúde, porém alertou que o quantitativo recebido não é suficiente para atender toda a demanda. "A aplicação da terceira dose aumenta a proteção dos trabalhadores que seguem atuando na linha de frente do enfrentamento à doença, no entanto este quantitativo recebido é muito baixo e não irá garantir cobertura vacinal de 100% do grupo. Esperamos que novas doses sejam disponibilizadas para que possamos atender a todos", disse.

Cada município fará a divulgação dos dias e locais de aplicação das vacinas.

Já em Mogi das Cruzes as unidades de saúde e drives prosseguem hoje com a aplicação de segundas e terceiras doses da vacina contra a Covid-19. O atendimento ocorre de acordo com agendamentos realizados ao longo da semana no www.cliquevacina.com.br .

Quem estiver com a dose pendente deve consultar o sistema, onde novas vagas são liberadas periodicamente. Ontem, por exemplo, foram liberadas mais de 3 mil vagas de primeiras doses para pessoas com 18 anos ou mais.

Mogi das Cruzes já aplicou até o dia 30 de setembro, 582.178 doses contra a Covid-19, das quais 335.432 primeiras doses, 234.442 segundas doses, 10.074 doses únicas e 2.230 terceiras doses. As terceiras doses, até o momento, são destinadas exclusivamente aos idosos de 70 anos ou mais que tomaram as duas doses há pelo menos seis meses.

Na próxima semana, está prevista a chegada de grades específicas para iniciar a aplicação da terceira dose nos trabalhadores da Saúde. O trabalho deverá começar pelos profissionais que atuam em hospitais, Pronto Atendimentos e ILPIs - Instituições de Longa Permanência, no mesmo esquema do atendimento realizado nas primeiras, ou seja, com a aplicação diretamente nos locais de atuação.