Mais de 400 profissionais da Saúde tomam dose do reforço

Público da Saúde é estimado em 4 mil pessoas
Público da Saúde é estimado em 4 mil pessoas - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - A Secretaria Municipal de Saúde iniciou ontem a aplicação da dose de reforço contra o coronavírus (Covid-19) a profissionais da Saúde que concluíram a segunda etapa há seis meses ou mais. O atendimento disponível nos 24 postos de Saúde, das 8 às 15 horas, é voltado ao grupo que segue atuante no trabalho. Para tanto, o comprovante de vínculo empregatício será exigido juntamente com o documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação completo com as duas doses e as respectivas datas registradas.

De acordo com o secretário, Pedro Ishi, a aplicação de reforço é direcionada a profissionais que se imunizaram com duas doses até o mês março, público estimado em cerca de 4 mil pessoas neste primeiro momento. Nesta segunda-feira (04/10), pelo menos 411 pessoas foram contempladas com a terceira dose, sendo 307 profissionais da Saúde.

"É importante lembrar que a terceira aplicação deste público é voltada apenas para quem já tomou a segunda dose há seis meses ou mais e que ainda continua atuante na Saúde. A prioridade é para quem segue na linha de frente, trabalhando pela vida", disse.

Além dos profissionais da Saúde, a dose de reforço também está disponível para os idosos maiores de 60 anos que tomaram a segunda dose há seis meses ou mais, e para as pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais. O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) ainda contempla a primeira dose dos moradores maiores de 12 anos e a segunda aplicação conforme aprazamento.

Os requisitos para a aplicação seguem os mesmos, de acordo com a dose. Para receber a primeira aplicação, o morador deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.

Para receber a segunda dose, basta o morador apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Balanço

Ontem, o município registrou mais 2.379 aplicações contra a Covid-19, sendo 1.371 pessoas que completaram a segunda etapa e 597 que tomaram a primeira aplicação, além dos 411 moradores que receberam a dose de reforço.

Ao todo, a campanha de imunização contra a Covid-19 em Suzano contabiliza 230.289 pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. O índice representa 93,4% do público maior de 12 anos, que é estimado em 246.463 moradores. Do total de vacinados, 7.560 receberam a imunização em dose única. Quanto à segunda dose, 142.046 suzanenses já completaram a etapa, sendo 63,7% do total de pessoas imunizadas com a primeira dose. Em relação à aplicação de reforço, 1.954 já receberam a terceira dose.