Educação lança revista digital "Meu lugar"

Mogi - O município completou 461 anos no dia 1 de setembro e, para celebrar a data, a Secretaria de Municipal de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), lançou a revista digital "Meu lugar". A publicação fala da relação afetiva dos mogianos de nascimento e de coração com a cidade, destacando a história e a cultura de Mogi. A primeira edição, divulgada na quinta-feira passada, está disponível no portal da Pasta.

"A revista 'Meu lugar' representa o desejo que temos de que nossos estudantes e suas famílias acessem as histórias e preciosidades de Mogi e que, conhecendo mais sobre a cidade, se reconheçam e sintam-se representados, compreendendo que são produtores de história e cultura e que pertencem verdadeiramente a este lugar", disse Renata Giácomo, técnica do Deped que participou da elaboração da publicação.

Um dos primeiros entrevistados foi Roberto Lemes Cardoso, nascido em Mogi das Cruzes e aluno da primeira turma de Comunicação do Centro Universitário Braz Cubas, que contou momentos marcantes de sua vida na cidade. O patrimônio material do município é representado nesta edição por espaços importantes, como o Casarão do Chá, o Casarão do Carmo e a Igreja do Carmo, entre outros monumentos e locais históricos da cidade.

Os leitores também podem conhecer mais sobre pratos típicos de Mogi, com o tortinho, o afogado e o sukiyaki; além das congadas, marujadas e moçambiques, grupos tradicionais que são tesouros da cultura popular. O mestre Chico Preto, fundador da Congada de São Benedito Coração de César de Souza, é uma das personalidades da cidade apresentadas na publicação. Além das informações, a publicação oferece links para sites e vídeos para que todos possam aprofundar sua pesquisa.

A equipe da revista digital também é formada por Andréa Pereira de Souza, diretora do Deped, e os técnicos do departamento Elisabete Jacques Urizzi Garcia, Geraldo Monteiro Neto, Luiz Flavio Silva e Tânia Regina Pereira. O projeto gráfico é de Alexandre Roberto Rodrigues. Confira a publicação no portal da Secretaria Municipal de Educação no endereço https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/magazines/revista-meu-lugar