Vacinação contra Covid chega a 230 mil pessoas com 1ª dose

Em relação à segunda dose, são 142 mil pessoas que completaram o ciclo vacinal
Em relação à segunda dose, são 142 mil pessoas que completaram o ciclo vacinal - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - A campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) chegou a marca de 230.532 pessoas imunizadas com pelo menos uma dose. O número representa 93,5% do público-alvo, a partir de 12 anos. O atendimento continua disponível nos 24 postos com a primeira e a segunda dose, além da de reforço para idosos maiores de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da Saúde, conforme aprazamento.

Só com a segunda aplicação, Suzano contabiliza 142.556 pessoas. Já entre os cidadãos que receberam o imunizante em dose única, a cidade conta com 7.560 registros, totalizando 150.116 suzanenses que já estão com a imunização completa, ou seja, 65,11% do total de vacinados no município.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o trabalho de conscientização sobre a importância da segunda dose continua. "Desde a última semana adotamos um novo modelo de atendimento na cidade, migrando a vacinação contra a Covid-19 para os postos, que desempenham um papel fundamental na Atenção Básica. Ao longo dos dias percebemos que a procura pela segunda dose representa a maior demanda nas unidades,", disse.

Só ontem, a Pasta registrou 1.726 novas aplicações no município, sendo 287 de primeira dose, 1.058 de segunda e 381 de terceira. Os locais com maior demanda são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Palmeiras, Prefeito Alberto Nunes Martins (CSII), Professor João Olímpio Neto (Casa Branca) e José Mariano de Souza Coutinho Júnior (Jardim Colorado) e a Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo).

"É importante lembrar que todos os 24 postos do município estão prestando atendimento à vacinação contra a Covid-19. A aplicação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, independentemente da dose que o munícipe precisa tomar", reforçou o secretário.

A campanha contempla munícipes maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram; a segunda aplicação conforme aprazamento; e a dose de reforço para idosos maiores de 60 anos (que receberam a segunda há pelo menos seis meses), pessoas imunossuprimidas (que tomaram a segunda há 28 dias ou mais) e profissionais de Saúde (que receberam a segunda há pelo menos seis meses).

Os requisitos para a aplicação seguem os mesmos. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter 12 anos ou mais e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados.