Botujuru comemora 311 anos com projeto histórico

Mogi - Um projeto no Botujuru, que comemora hoje 311 anos, trará uma nova proposta: uma apuração sobre quais são as demandas da comunidade sob o olhar de quem vive o dia a dia.

O projeto Resgate Histórico Cultural, do Instituto Maria Mãe do Divino Amor, entidade que atua junto às escolas da região, em alusão ao aniversário, realizou uma pesquisa com os pais de alunos das nove escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio para apurar quais e quantas são as questões que afetam o cotidiano dos moradores. A consulta foi feita por meio de um formulário virtual, que contou com mais de 550 adesões de moradores do Botujuru.

Segundo o organizador da apuração Jacks Douglas Leite, 40 anos, um dos principais pontos da comunidade é a demanda por mais escolas, principalmente para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. "Na região, apenas o Cempre acolhe alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em uma escola pública, o que faz com que muitas classes tenham mais de 30, chegando a ter mais de 40 alunos. Duas escolas estaduais acolhem o Ensino Fundamental-II e o Ensino Médio, mas para os primeiros anos há sobrecarga", explicou.

Outros pontos apontados pelos participantes da enquete são a necessidade de reforço na segurança e no início das operações da rede de esgoto já instalada no bairro, mas que ainda não conta com ligações para os sistemas coletores. "Ainda não há uma data definida para o começo da coleta de esgoto, enquanto isso as casas continuam com fossas sépticas", informou.

Outros pontos apontados pelos moradores na consulta popular são a necessidade de mais espaços de lazer, melhoria no sistema de zeladoria urbana, aprimoramento no atendimento e instalações do posto de saúde do bairro, aumento da frota de ônibus que atende a região e a implantação de diretrizes para o crescimento ordenado do bairro por meio do Plano Diretor.

A lista completa será apresentada ao prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), amanhã, durante visita comemorativa aos 311 anos do Botujuru. Em homenagem ao aniversário do bairro, o Instituto Maria Mãe do Amor Divino e o Projeto Resgate Histórico Cultural realizarão nesta quinta-feira uma série de visitas às escolas da região do Botujuru.