Iniciativas de sucesso podem servir de modelo para município

 Particaram dos encontros o Prefeito Caio Cunha, a presidente do Fundo Social e secretários
Particaram dos encontros o Prefeito Caio Cunha, a presidente do Fundo Social e secretários - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- O prefeito Caio Cunha (Pode) visitou, na última semana, as cidades de Salvador e do Recife. Ao lado da presidente do Fundo Social, Simone Margenet Cunha, e de secretários municipais, ele conheceu projetos e iniciativas de sucesso nas capitais nordestinas e que podem servir de modelo para ações em Mogi das Cruzes, além de se reunir com autoridades.

"Foi uma viagem bastante proveitosa, em que pudemos conhecer iniciativas voltadas ao planejamento, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento urbano. Também visitamos experiências que as duas cidades estão desenvolvendo para diminuir a desigualdade social. Todas estas informações podem servir para ações que pretendemos criar para atender a população de Mogi das Cruzes", explicou o prefeito.

Na primeira parada da viagem, Caio Cunha, a presidente do Fundo Social, Simone Margenet Cunha, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli, visitaram o Hub Salvador, iniciativa desenvolvida pela capital baiana para a inovação. "É uma inspiração para o que queremos trazer para a cidade. No mesmo local, estão reunidos serviços de apoio aos empreendedores, suporte às startups, banco de investimento, grandes players e ações em parceria com a iniciativa privada. Ao entendermos o modelo de funcionamento do Hub Salvador, mudamos a nossa perspectiva do que podemos fazer em Mogi, trazendo outros atores para um futuro equipamento como este na nossa cidade", explicou o prefeito.

A comitiva mogiana também se reuniu com a vice-prefeita da cidade, Ana Paula Matos, com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes Scarton, com o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Samuel Araújo, e com o vereador André Fraga. Durante estes encontros, foram discutidos projetos voltados ao atendimento social da população, de tecnologia de dados, de desenvolvimento econômico, de empreendedorismo e de capacitação profissional.

"Uma das abordagens de desenvolvimento discutida foi a de alinhar o desenvolvimento conectado a uma forte e diferenciada vertente local, ajustada à vocação do município, e que, a partir disso, potencialize a matriz econômica de longo prazo, fomentando perfis específicos de investidores e empreendedores na cidade", explicou o secretário Gabriel Bastianelli.

Recife

No Recife, Caio Cunha se reuniu com o prefeito da capital pernambucana, João Campos. Os dois administradores conversaram sobre projetos desenvolvidos nas duas cidades e políticas para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Em Pernambuco, a comitiva também teve a participação do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, e do chefe de Gabinete, Lucas Porto. Os mogianos visitaram a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), voltada ao planejamento integrado da cidade e que tem a missão de pensar a capital pernambucana para 2037, quando a cidade completará 500 anos.