Vereadora aponta falta de testes em Jundiapeba

Mogi - A vereadora Inês Paz (Psol) usou a tribuna do Legislativo para apresentar uma denúncia de falta de testes rápidos para detectar o coronavírus (Covid-19) nas unidades de Saúde localizadas no distrito de Jundiapeba. A administração municipal, no entanto, nega a falta de testes à disposição da população.

O caso foi levado à público na sessão da última quarta-feira, no período do pequeno-expediente, onde os vereadores podem discursar por até dez minutos sobre assuntos de interesse da comunidade. Inês, a primeira a falar, comentou o caso de uma escola municipal, que teria interrompido suas aulas presenciais devido a um surto de Covid-19, identificado em uma das funcionárias responsáveis pela distribuição da merenda - as aulas foram interrompidas mediante decisão do Conselho Escolar.

"Um dos pontos foi a questão da testagem. Um aluno da escola procurou a rede municipal para fazer um teste para saber se estava com Covid1-19, mas não encontrou no posto de Saúde de Jundiapeba. Fomos atrás da questão. Jundiapeba é um dos distrito mais populosos, está afastado do centro e não encontramos nenhum lugar que fizesse a testagem rápida", queixou-se a vereadora.

A Prefeitura informou por nota que a Unidade de Pronto Atendimento de Jundidapeba (UPA) conta com testes rápidos para Covid-19 do tipo swab nasal. No entanto, como em toda a rede de Saúde, o exame é realizado conforme indicação do médico assistente e não por livre demanda, "de acordo com o protocolo em vigor".

A Prefeitura informou que mantém o Hospital Municipal Pref. Waldemar Costa Filho, no distrito de Braz Cubas como referência para atendimentos de Covid-19 e a Central de Monitoramento Pré-Covid para orientar munícipes com sinais e sintomas da doença, ou que tiveram contato com casos positivos sobre as opções de atendimento adequadas: "A equipe é formada por médicos, enfermeiros e técnicos que atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 4798-7383".

A Secretaria de Saúde reforçou na nota que a Central de Monitoramento conta com cinco unidades referenciadas para o pré-Covid na cidade: Vila Suíssa, Ponte Grande, Jardim Camila, Alto Ipiranga e Jardim Universo, onde o exame pode ser feito. "Nestes locais é possível fazer o teste rápido de swab nasal com resultado em 20 minutos, desde que indicado pelo médico", apontou.

Deixe uma resposta

Comentários