Certidão de uso e ocupação do solo pode ser feita online

Suzano - A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação apresentou ontem dois novos serviços para o portal de geoprocessamento GeoSuzano. A plataforma vai disponibilizar a partir do próximo dia 14 a consulta de viabilidade pelo código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e de ocupação pelo número de cadastro no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A possibilidade permite a geração de certidões automatizadas e gratuitas, a fim de evitar burocracias e agilizar os estudos para implantação de novos negócios na cidade.

A apresentação sediada no auditório Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, foi especialmente direcionada a técnicos da área e entidades de classe. De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, os novos serviços da plataforma dão continuidade ao processo de modernização da Pasta. "Até 2017, a emissão dessa certidão física de uso e ocupação de solo levava em média 40 dias. Com o Sistema Acto, evoluímos o prazo para 15 dias. Agora, com as novas possibilidades de consulta no portal GeoSuzano, o documento é emitido em questão de minutos", explicou.

Já o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Viana ressaltou a importância do serviço para os empresários. "A consulta online, seja por meio do CNAE ou IPTU do imóvel, traz mais agilidade às empresas e novos empreendedores que desejam se instalar na cidade. Esse tipo de sistema é pioneiro na região e coloca Suzano em vantagem competitiva, já que os empresários terão em mãos o relatório completo sobre as áreas de interesse conforme a legislação municipal, considerando inclusive os aspectos ambientais que devem ser preservados", disse.

Quem também prestigiou o encontro foi o diretor administrativo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP), Joni Matos Incheglu. "Eu visito muitas cidades no Estado e sempre levo o exemplo de Suzano para todas as demais. O trabalho que vemos no município, com uma plataforma ampla de serviços online, é a meta. Isso é algo que a gente admira muito na administração do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL)", reforçou.