Mogi abre agendamentos para vacinação contra a Covid-19

Mogi- A Secretaria Municipal de Saúde abre hoje, às 16 horas, novas vagas de agendamento online para aplicação de segundas doses de Pfizer e AstraZeneca no www.cliquevacina.com.br . A segunda dose da Pfizer será aplicada em pessoas que tomaram a primeira dose do mesmo imunizante até o dia 18 de agosto e que tomaram AstraZeneca até 21/7. Já a AstraZeneca será destinada exclusivamente para quem tomou a primeira dose do mesmo fabricante até o dia 22 de julho.

Quem estiver com alguma dose contra a Covid-19 pendente deve consultar o sistema, onde novas vagas são liberadas periodicamente. Ontem, por exemplo, além das segundas e terceiras doses que já estavam previamente programadas, a Secretaria Municipal de Saúde liberou novas vagas de primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos.

Mogi das Cruzes já aplicou um total de 597.623 doses, das quais 336.689 primeiras doses; 246.369 segundas doses; 10.074 doses únicas e 4.491 terceiras doses. Até o momento, as terceiras doses estão sendo aplicadas somente em idosos de 60 anos ou mais que completaram a imunização há seis meses, mas o atendimento será ampliado para profissionais da saúde.

3ª Dose

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes, ministrou uma capacitação para representantes de hospitais, unidades de Pronto Atendimentos e instituições de longa permanência para aplicação da terceira dose. O objetivo foi explicar sobre aplicação e manejo do imunizante Pfizer, disponibilizado para esse grupo.

Foram repassadas informações sobre diluição da vacina, a dosagem, características de agulhas e seringas específicas da Pfizer, além de ressaltar a importância de respeitar os prazos de aplicação. Na sequência, as unidades poderão programar a retirada dos imunizantes para vacinação dos profissionais em seus locais de trabalho.

Mortes

A região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) teve o registro de cinco óbitos por coronavírus no município de Itaquaquecetuba. Apesar de o registro ter sido feito hoje, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, os óbitos ocorreram em datas anteriores e estavam represados no sistema. O total de mortes em decorrência da pandemia na região é de 5.498, já o número de pessoas que foram infectadas é de 132.965.