Diretora de fundação visita Mogi e conhece equipamentos

Mogi - O prefeito Caio Cunha (Pode) recebeu anteontem a visita da diretora da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Cláudia Vidigal. Mogi das Cruzes participa da rede Urban 95, uma iniciativa global da fundação holandesa que apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância.

A diretora visitou espaços públicos voltados ao atendimento à primeira infância no Jardim Novo Horizonte e no distrito de Jundiapeba, acompanhada do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues. Na sequência, ela esteve na Prefeitura, onde se reuniu com o prefeito.

"A preparação da próxima geração está no centro de nosso mandato e esta parceria para a participação na rede Urban 95 só nos traz alegria e ganho de tempo: a experiência da Fundação Bernard van Leer, que é uma referência mundial para a primeira infância, vem agregar ao nosso projeto e quem ganha são os mogianos de amanhã", disse Caio Cunha.

A diretora da Fundação Bernard van Leer no Brasil elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e vê com otimismo a parceria para ampliar o atendimento à primeira infância.

"A gente está nesta parceria há dois meses e já parece que são oito, dez meses. São muitos avanços no diálogo, na capacidade nossa de identificarmos as oportunidades de colaboração e sinergias. Mogi tem todo um planejamento e uma série de ações que já estão sendo planejadas para a primeira infância. O que a gente pretende é ir colaborando, aprimorando e trazendo novos conceitos. Como diz o prefeito, acelerando este processo porque a comunidade tem pressa", afirmou Cláudia Vidigal.

A diretora lembrou a importância da agilidade do trabalho. "Uma criança só tem um ano em um momento da vida e esta é uma janela de oportunidade que não podemos perder. A criança que nasce hoje, daqui quatro anos, não estará mais na primeiríssima infância e por isso precisamos fazer as coisas com rapidez e é isso que faremos juntos", completou.

As cidades selecionadas para participar na rede Urban 95 tem o objetivo de ser protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e sobretudo na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância. A iniciativa estimula um papel de protagonismo das cidades, estabelecendo uma relação mais profunda com as crianças. Esta construção passa pelo processo de desenvolvimento do município, com espaços públicos acolhedores, inovadores, inspiradores e seguros, capazes de influenciar positivamente na formação das crianças.