Saúde promove atendimentos especiais em seis UBSs hoje

Pró-Mulher é referência para colocação de DIUs
Pró-Mulher é referência para colocação de DIUs - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- Seis unidades de saúde estarão abertas para coleta de Papanicolau: Biritiba Ussu, Vila Suíssa, Jardim Maricá, Braz Cubas, Jardim Ivete, além do Pró-Mulher, onde também será realizado mais um mutirão para colocação de Dispositivo Intrauterino (DIU). As ações fazem parte da programação especial do Outubro Rosa, que promove conscientização sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e outras doenças comuns ao público feminino.

Os exames de mamografia, carro-chefe do Outubro Rosa, estão sendo ofertados durante todo o mês e podem ser solicitados em qualquer unidade básica de saúde para mulheres de 40 a 69 anos. A mamografia deve ser realizada uma vez por ano, ou conforme orientação médica, com objetivo de detectar precocemente a doença e aumentar as chances de cura.

Em Mogi das Cruzes, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes participa ativamente da Campanha Outubro Rosa e preparou uma programação especial com ações diversas como live, bate-papo, exposição fotográfica, mobilização dos servidores e eventos que estimulam arrecadações.

Para as coletas de Papanicolau não há necessidade de agendamento, mas as mulheres interessadas devem buscar informações na unidade mais próxima de sua residência. As principais orientações para realização do exame são: não ter usado creme vaginal nos últimos sete dias; não ter mantido relações sexuais nos últimos três dias; não estar menstruada; realizar higiene normal de rotina. O Papanicolau é indicado para prevenir o câncer de colo de útero e deve ser feito anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual.