Educação desenvolve ações para recuperar aprendizagem

Mogi retomou as atividades presenciais de forma gradual e atende no formato misto
Mogi retomou as atividades presenciais de forma gradual e atende no formato misto - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- A Secretaria de Educação tem desenvolvido um conjunto de ações para a recuperação da aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino, que foi impactada pela pandemia da Covid-19. Esse trabalho contempla a avaliação diagnóstica de como está a aprendizagem dos alunos, o conteúdo desenvolvido pelos professores e, principalmente, a formação dos profissionais da Pasta para o enfrentamento dos desafios impostos durante o retorno das atividades presenciais, assegurando um ensino de qualidade para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

A rede municipal de ensino retomou as atividades presenciais de forma gradual e atende os alunos no formato misto (presencial e remoto). "Estamos apoiando os professores, gestores, supervisores e equipe técnica, tanto em suporte emocional, com ações de acolhimento, quanto em diálogo e no desenvolvimento de suas capacidades didáticas e pedagógicas. Nossos esforços para os próximos anos serão multiplicados no desenvolvimento integral dos educadores", disse o secretário de Educação, André Stábile.

Uma das mais recentes ações é a Formação Emergencial para os professores e gestores, que será oferecida pelo Mathema, grupo com mais de 20 anos de experiência em soluções educacionais, por meio do programa Formar da Fundação Lemann. A proposta é promover uma melhor articulação dos materiais didáticos de que a rede municipal dispõe e abordar práticas pedagógicas em Língua Portuguesa e Matemática, facilitando o trabalho em sala de aula.

Outro ponto que tem sido abordado na formação é a avaliação diagnóstica para identificar o nível da aprendizagem dos alunos. Professores e gestores estão participando de uma formação continuada sobre a análise dos resultados dessa avaliação e o estudo de boas práticas para o aprofundamento e a consolidação das habilidades dos estudantes que precisam ser melhoradas. Esse diagnóstico tem sido feito por meio da aplicação dos simulados do projeto Aprova Brasil e da sondagem das hipóteses de escrita, da proficiência escritora e do conhecimento do sistema de numeração.

O processo formativo também contempla a equipe técnica do Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta e a Supervisão de Ensino, que acompanham e dão suporte para o trabalho realizado nas escolas. Esses profissionais estão participando de uma formação em parceria com o Instituto Gesto/Formar, a fim de instrument alizar a rede municipal para qualificar a recomposição de aprendizagens.