Imunização contra coronavírus chega a 63,4% da população

Atendimento para vacinação contra Covid-19, nesta etapa, segue até sábado
Atendimento para vacinação contra Covid-19, nesta etapa, segue até sábado - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - A cidade já registra 233.007 cidadãos vacinados com pelo menos a primeira dose contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 7.560 receberam a aplicação em dose única e 148.880 já cumpriram a segunda etapa, representando a imunização completa de 63,4% do total de cidadãos maiores de 12 anos de idade. Somente ontem foram contabilizadas mais 1.894 doses aplicadas no município. O atendimento segue nesta semana, até sábado, em todos os 24 postos de Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, os últimos balanços da Pasta juntamente com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus apontam para resultados satisfatórios quanto à imunização na cidade. "Todas as doses aplicadas no município são atualizadas junto ao 'Vacinômetro', do governo do Estado, chegando a 94,5% da população imunizada com ao menos a primeira dose. A tendência também é de crescimento na segunda dose, sendo o procedimento mais procurado atualmente nas salas de vacinação em Suzano", informou.

O acolhimento continua de maneira descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), com atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 15 horas. Especialmente neste sábado, o trabalho será intensificado durante o "Dia V" de multivacinação, das 8 às 17 horas, tendo as crianças e adolescentes até 15 anos de idade como o principal público-alvo da ação.

"O sábado será marcado por uma grande operação para colocar as carteiras de vacinação em dia, especialmente das crianças e adolescentes. Entre as vacinas disponíveis, também teremos as de imunização contra a Covid-19, que devem ser aplicadas nos jovens maiores de 12 anos de idade. Então, é muito importante que todos os pais e responsáveis se atentem à data e levem as crianças ao posto de saúde mais perto de casa com a carteirinha de vacinação em mãos", lembrou.

Balanço

Ontem, Suzano registrou 1.894 doses aplicadas. A maior procura foi pela segunda dose, com 1.223 aplicações em toda a cidade. Outras 208 pessoas foram vacinadas pela primeira vez e 463 tomaram a dose de reforço.

Vale lembrar que a aplicação da vacina contra Covid-19 segue requisitos de acordo com a dose. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados.

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.