Vacinação segue descentralizada

Doses são encontradas em, praticamente, todas UBSs
Doses são encontradas em, praticamente, todas UBSs - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

As campanhas de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) passaram a adotar, na maioria das cidades da região, a vacinação descentralizada nos postos de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).

A cidade de Suzano, que começou a campanha com três polos - um no distrito do Boa Vista, um no centro da cidade e outro no distrito de Palmeiras - optou por descentralizar a imunização para as 24 unidades referenciadas de Saúde entre UBSs e USFs. O atendimento segue sendo de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Até o início da semana, Suzano apresentava 98,04% de seu público-alvo com a primeira dose da vacina, e 71,07% com as duas doses.

Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que manterá até o final do ano a estrutura existente para a campanha de vacinação contra a Covid-19. O agendamento continua sendo feito por meio site www.cliquevacina.com.br, com pequenas adaptações, como a permissão para pedestres no drive-thru do Pró-Hiper, no Centro Cívico.

Nas estimativas da Pasta, 95% dos adultos já receberam a primeira dose ou dose única, e 86% da população já recebeu as duas doses ou dose única. "Entre os jovens, o índice de cobertura com primeira dose está em 96%, num total de 34,1 mil mogianos de 12 a 17 anos", explicou.

Itaquaquecetuba informou que não pretende reduzir o número de postos de vacinação na cidade para a Covid-19, que estão atualmente em 17 unidades. "Levando em consideração a população elegível e com base da população estimada pelo IBGE de 2021, 92,55% estão com a primeira ou única e 68,11% com a segunda", explicou.

A Prefeitura de Poá, informou que no dia 8 de novembro ampliou a campanha de vacinação dos dois pontos para as 13 unidades de Saúde, com o intuito de reduzir a distância entre a população e a vacina, com atendimento das 9 às 15 horas durante a semana. Nas estimativas da administração municipal, 95% dos mais de 95 mil habitantes aptos a se vacinar já receberam a primeira dose, e 78,1% contam com as duas doses ou com a dose única.

A Prefeitura de Santa Isabel informou que, no momento, apenas o posto volante que estava em funcionamento no Ginásio Municipal de Esportes Francisco de Souza será remanejado para a UBS-I Pref. Ilário Dassiê, localizada próxima ao ginásio, e que os 12 postos disponíveis no primeiro trimestre deste ano seguem oferecendo o imunizante. Santa Isabel registrou no início desta semana 79,2% de sua população com a primeira dose, e 63,8% com as duas doses.

A Secretaria de Saúde de Guararema informou que, desde o início da campanha de imunização, segue com a Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), localizada no bairro Nogueira. No total, a cidade já cobriu 90.5% de sua população com a primeira dose e 77,88% com as duas doses ou a dose única.

Ferraz de Vasconcelos informou que seguirá aplicando a vacina em seus 13 postos, após ter iniciado a campanha em oito polos no início do ano. Outro ponto ainda disponível é o "Corujão da Vacinação" na paróquia Nossa Senhora da Pa, que ocorre de segunda a sexta-feira das 17 às 20 horas. Com uma população total de 196,5 mil habitantes, já foram imunizados, nos cálculos da Pasta municipal de Saúde, 69,4% com a primeira dose e 53,3% com as duas rodadas, além de 4,3% com a dose de reforço.

 

Deixe uma resposta

Comentários