Outubro Rosa realiza cerca de 1,9 mil exames

Ferraz - Um balanço das atividades realizadas no Outubro Rosa, feito pela Prefeitura, mostrou que a iniciativa encerrou com um total de 1.937 exames preventivos da saúde da mulher. O mês é referência em campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e de ações coletivas para abranger o maior número de mulheres.

O carro chefe da campanha envolve a realização de exames preventivos de mamografia. Para isso, a cidade contou com a "Carreta da Mamografia", um equipamento do governo do Estado que ofereceu 500 exames às mulheres com idades entre 50 e 69 anos - faixa etária indicada a fazer o procedimento - ou mulheres que possuem encaminhamento médico em casos de suspeita de possíveis alterações.

A Prefeitura também possui um mamógrafo que atende as mulheres da cidade. Os exames passaram a ser realizados na nova unidade do Centro de Atendimento Integrado da Saúde da Mulher, inaugurada no dia 8 de outubro. Foram intensificadas as ações com plantões com objetivo de reduzir a fila de espera. Ao todo 230 mulheres foram atendidas na unidade da Prefeitura e outras 126 foram encaminhadas para realizar os exames em outros polos do governo do Estado. Exclusivamente no mês de outubro foram realizados 856 exames de mamografia.

Também foram realizados exames de Ecocardiograma que chegaram a marca de 191 contempladas. Além disso, houve uma mobilização para oferecer exames de Papanicolau - que totalizaram 803 mulheres atendidas - e ultrassom transvaginal que chegou a 87 exames feitos. O mês foi marcado pela realização de palestras de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que envolveram 612 pessoas.