Adesão ao Refis pode ser feita até 24 de dezembro

Negociação para o Refis também pode ser feita nas unidades do Centrus
Negociação para o Refis também pode ser feita nas unidades do Centrus - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - O Programa de Recuperação e Estímulo ao Pagamento de Débitos Fiscais (Refis) segue até o mês que vem. A iniciativa permite a renegociação de dívidas municipais com parcelamento e desconto em juros e multas até 24 de dezembro. Neste ano, os interessados podem fazer a adesão online por meio do site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br), evitando filas e aglomerações para atendimento presencial.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, a plataforma digital deve acolher de 30% a 40% das demandas. Para aderir ao Refis 2021 de maneira online, basta o usuário acessar o Portal do Cidadão no site da Prefeitura. No ambiente virtual, o contribuinte terá condições de abrir o tributo e analisar a melhor forma de pagamento e acordo, conforme o levantamento das dívidas.

O sistema é semelhante ao acesso do IPTU online. "O modelo adotado para o IPTU online já demonstrou sua efetividade, com uma boa adesão do público. O mesmo tipo de sistema está disponível para o acesso ao Refis. Nosso objetivo é incentivar a adesão online para evitar o fluxo de pessoas no Centro Unificado de Serviços (Centrus) e garantir um autoatendimento feito diretamente de casa de maneira rápida, fácil e sem filas", explicou.

De qualquer forma, o atendimento presencial no Centrus, que está localizado na avenida Paulo Portela, 210, está disponível aos moradores com dificuldade de acesso à internet. Em caso de dúvidas, o setor de Dívida Ativa pode ser acionado pelos telefones 4745-2007 e 4745-2008. O serviço também está em operação no Centrus Norte (avenida Francisco Marengo, 2.301, no Jardim Dona Benta), localizado na área interna do supermercado Nagumo, e atendendo no 4934-5492 e no 4759-1949.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças registrou mais de 5.616 acordos firmados, superando R$ 15.931.173,98 em dívidas de tributos municipais renegociados. No ano anterior, 2018, segundo prestação de contas da Prefeitura de Suzano, mais de R$ 21 milhões foram renegociados durante o período de realização do Refis. A quitação de tributos permite que pessoas físicas e jurídicas não tenham, por exemplo, impedimentos na hora da regularização e transferência de bens imóveis.