Assistência Social conclui mais um caso de superação

Família de Maria Cleonice foi localizada em Petrolina
Família de Maria Cleonice foi localizada em Petrolina - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- Na última semana, os trabalhos da Secretaria Municipal de Assistência Social voltados às pessoas em situação de rua chegaram a mais um desfecho de sucesso. A partir da atuação das equipes, foi possível permitir o restabelecimento de vínculos familiares e viabilizar o retorno ao seu local de origem de uma pessoa que há 30 anos estava sem contato com a família e acabou em situação de rua.

Maria Cleonice foi identificada pelas equipes da Assistência Social pela primeira vez em março deste ano, na região da Chácara Guanabara. Estava em situação de extrema vulnerabilidade, com quadro de saúde comprometido e sem condições de se locomover. Após intervenção do Centro POP, ela foi encaminhada para o acolhimento institucional, na Casa de Passagem Feminina Dandara, que é especializada no atendimento de mulheres em situação de risco.

No acolhimento, recebeu tudo o que era necessário para sua recuperação, envolvendo tanto o atendimento em saúde como o psicossocial. Também foi providenciada a regularização de seus documentos. Na sequencia, a unidade de acolhimento e o Centro POP deram início a uma busca ativa para localizar seus familiares, a partir de relatos da própria atendida.

Ao final, a família foi localizada na cidade de Petrolina - PE e não só demonstrou interesse na reaproximação, como também se dispôs a custear passagem aérea para a usuária.

"Esses casos são muito importantes para a nossa equipe, porque é exatamente o resultado que buscamos. Desenvolvemos um trabalho integrado com o intuito de garantir a superação da situação de rua. É muito gratificante sempre que conseguimos cumprir todas as etapas e atingir nosso objetivo final", destacou o coordenador do Centro POP, Osni Damásio.