Estudantes participam de simulado do Aprova Brasil

Processo de mapeamento das aprendizagens tem sido um dos focos das ações
Processo de mapeamento das aprendizagens tem sido um dos focos das ações - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino estão participando até o dia 19 de novembro do terceiro simulado do projeto Aprova Brasil, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes por meio do Departamento Pedagógico (Deped). Neste momento de retorno às aulas presenciais, o processo de mapeamento das aprendizagens dos alunos tem sido um dos focos das ações pedagógicas, trazendo indicativos para o planejamento de ações e orientações para atuação do professor em sala de aula.

Os simulados do Aprova Brasil acontecem mensalmente e avaliam as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas nos livros que são oferecidos aos estudantes participantes do projeto. O material está em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A aplicação é realizada no formato impresso ou digital. Em dezembro será feito o quarto simulado, encerrando o ciclo de avaliações deste ano.

O Deped também realiza a Sondagem das Hipóteses de escrita e proficiência escritora e a Sondagem de Matemática, iniciativas que servem como avaliações que garantem um olhar sobre as competências escritoras e matemáticas dos estudantes. A partir desse panorama trazido pelas avaliações, a Secretaria de Educação tem feito um conjunto de ações, incluindo a formação dos profissionais, para o enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia, assegurando um ensino de qualidade para o desenvolvimento pleno dos alunos.