Estudantes do 5º ano produzem jornal escolar

Trabalho começou com a produção de um artigo
Trabalho começou com a produção de um artigo - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- O estudo de notícias e reportagens sobre a situação das mulheres no Afeganistão foi o ponto de partida para a publicação do jornal escolar "As notícias do 5º ano", elaborado pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prof. Adolfo Cardoso, em Quatinga. Publicado em outubro, o trabalho, que começou com a produção de um artigo, conquistou a turma. Os estudantes logo começaram a organizar como seria o editorial, a entrevista, artigos e verbetes sobre a política, violência e o preconceito que afetam a vida da mulher no mundo.

"Comecei a exibir jornais, reportagens para eles começarem a ter uma ideia de como funcionava a produção destes conteúdos. Eles viram uma matéria sobre as mulheres no Afeganistão e chamou a atenção deles o fato delas não poderem estudar, ter que usar burka e serem perseguidas", contou a professora da turma Luciana Gomes Teodoro. A partir da reportagem, os alunos começaram a pesquisar e elaborar a publicação.

Foram semanas de trabalho em grupo. Toda a redação foi feita pelos estudantes, a professora orientou o trabalho, revisou e formatou o material. "É um orgulho imenso ver esse material pronto, tudo produzido por eles", disse a professora. A alegria com a produção do material tomou conta da escola. "Os alunos e a professora construíram juntos o jornal, semana após semana, em um movimento de discussão de opiniões e crítica da realidade. Eles fizeram referência com a vida deles e o mundo atual. É um grande orgulho", observou a diretora Aretusa Brandão Brito Lourenço.

A divulgação do jornal surpreendeu o aluno Alex Ribeiro Rodrigues. "Não achava que ia ser publicado, pensei que ia ficar na escola", disse. O material está disponível no site da Prefeitura.