Estudantes terão ônibus de graça nos dois dias de exame

Para ter acesso ao benefício é preciso apresentar comprovante de inscrição
Para ter acesso ao benefício é preciso apresentar comprovante de inscrição - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em duas etapas nos dois próximos domingos, com provas realizadas em diversas unidades de ensino. Levando em consideração o grande contingente de inscritos na cidade, os ônibus municipais realizarão de forma totalmente gratuita o deslocamento dos participantes até os pontos mais próximos de seus respectivos locais de prova.

A gratuidade temporária é uma medida da administração municipal, conquistada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), em parceria com Radial Transporte, sendo válida para todas as linhas de ônibus municipais. Para ter acesso ao benefício, o estudante deve apresentar ao motorista seu certificado de inscrição no Enem e um documento oficial com foto. Os profissionais do transporte estarão cientes do benefício e permitirão o deslocamento sem custo. O transporte complementar, realizado por vans, e os ônibus intermunicipais não estão inclusos nesta ação.

A iniciativa terá horários fixos de funcionamento. Para atender a entrada dos estudantes, o transporte acontecerá primeiro das 11 às 13 horas, período de entrada nas unidades para as provas. Os portões serão abertos ao meio-dia para acesso do público às salas de aula. Após este intervalo, o benefício será retomado das 17 às 19 horas, para garantir o retorno dos moradores às suas residências.

A iniciativa é um ato solidário e de apoio a todos os estudantes que estarão se submetendo ao exame, vinculado ao Ministério da Educação. Sendo um dos principais instrumentos de acesso ao ensino superior do país, o Enem conta neste ano com 3,1 milhões de inscritos confirmados. Os resultados das provas são usados como base para o acesso a bolsas de estudo e programas de financiamento do governo Federal, além de serem requisitos para o ingresso em determinadas instituições públicas.

Ashiuchi, destacou a importância da conquista para os cidadãos que participarão do Enem, garantindo assim o acesso de todos ao exame. Ele ainda ressaltou o peso enorme que as provas têm na vida de tantas pessoas. "Para muitos, o Enem representa o primeiro passo para a realização de um sonho. Muitas pessoas passam anos estudando para conseguir um bom desempenho, e o acesso aos locais das provas não pode ser um impedimento nessa jornada pessoal. Agradeço à Radial pela parceria, seguimos solidários com os suzanenses que farão a prova e, claro, na torcida pelo sucesso de todos", concluiu.

Em Poá

O mesmo benefício apresentado em Suzano poderá ser utilizado em Poá. A medida foi divulgada ontem pela prefeita Marcia Bin (PSDB), após ter o seu pedido aceito pela Radial Transportes, responsável pelo serviço na cidade.

De acordo com a chefe do poder Executivo, a isenção da taxa é uma maneira de incentivar e auxiliar o estudante a realizar o principal exame do país. "O estudante tem acesso a várias oportunidades que podem ajudar a turbinar a carreira como, por exemplo, obter bolsas de estudo integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU), bem como obter o Financiamento Estudantil (FIES)", afirmou. Mogi das Cruzes também terá gratuidade aos alunos. (veja mais na página 4)