9º Festival de Culturas Pretas tem início hoje

Mogi- A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo dará início hoje ao 9ª Festival de Culturas Pretas de Mogi das Cruzes. A ação alude ao Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente em 20 de novembro e busca valorizar a cultura afro, promover diálogos sobre assuntos fundamentais, além de enaltecer e preservar as matrizes africanas presentes na cultura de Mogi e da região.

Serão, ao todo, oito atrações, que acontecerão ora virtualmente, por meio do canal no Youtube da Cultura Mogi, ora presencialmente, em espaços como a Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, o Centro Cultural, o Theatro Vasques, o Parque Centenário e o Parque da Cidade. Toda a programação é gratuita e aberta aos interessados.

O 9ª Festival de Culturas Pretas começa hoje, às 20 horas, com o evento online "Falas Pretas", que será conduzido por Wellington Henrique Moreira e transmitido pelo Youtube da Cultura Mogi. Já no amanhã, será a vez do show musical do projeto Vozes do Berimbau, que será apresentado em frente ao Centro Cultural, às 11 horas.

Terminada a apresentação do projeto de capoeira, será a vez do show "Púrpura", assinado e comandado pela cantora e compositora Valéria Custódio, que será em frente ao Centro Cultural, a partir das 14 horas. Já as 16 horas, haverá um debate dentro do espaço cultural, mais especificamente na Sala Multiuso Wanda Coelho Barbieri (1ª andar do Centro Cultural), que terá como temas a luta antirracista e memórias ancestrais.

A programação de amanhã se encerrará com show musical comandado pelo compositor e cantor Yrapoan Jr., que será a partir das 20 horas, no Theatro Vasques.

No domingo (21/11), outras três ações serão realizadas e marcarão o encerramento do festival. A primeira delas é um teatro de animação, comandado pela Cia. Liruê, que será apresentado a partir das 11 horas, no Parque Centenário. Já no período da tarde, a partir das 15 horas, o Niw Rapper apresentará um show de rap no Parque da Cidade.

O Festival de Culturas Pretas se encerrará às 19 horas do domingo, com o show musical Moela de Gata canta Genni Magalhães, que será transmitido de forma online, por meio do Youtube da Cultura Mogi.

Além dos três dias de festival, está em fase de produção o minidocumentário Trajetórias Pretas: luta antirracista e memória ancestral. O vídeo está sendo produzido por Vitor Gonçalves e será lançado ainda em novembro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900.