Reuniões fazem demandas virarem soluções efetivas

Mogi- O Programa Participa Mogi vem realizando reuniões devolutivas nos bairros e distritos da cidade neste mês de novembro e os resultados práticos começam a aparecer, na forma de propostas concretas apresentadas pelos moradores que se tornam soluções efetivas. As secretarias municipais têm participação direta neste processo, recebendo as demandas da população e transformando as manifestações em iniciativas.

A participação popular é um dos pilares da atual gestão municipal e o Programa Participa Mogi desempenha um papel central neste processo. É um canal permanente de diálogo, participação e identificação de demandas da sociedade, ouvindo as pessoas e priorizando as ações e soluções em conjunto com as secretarias municipais.

Na reunião de retorno realizada em Sabaúna, na terça-feira passada, por exemplo, vários pontos apresentados pela sociedade ganharam forma de ações concretas. Um dos pontos levantados pelos moradores foi o aumento de viagens para a região e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana detalhou as medidas que estão sendo colocadas em prática.

O sistema municipal de transporte coletivo está passando por um estudo para que seja feito um redesenho das linhas. O objetivo é que o sistema esteja adaptado às necessidades dos passageiros, operando de maneira mais eficiente e moderna. A principal alteração do estudo que está sendo desenvolvido é a retirada da circulação de ônibus pela região central, levando os pontos finais de parada para o terminal mais próximo da região que a linha serve.

Esta medida oferece ganhos na agilidade e na pontualidade das viagens, uma vez que elimina a influência do trânsito intenso das ruas do Centro no trajeto dos ônibus. Os itinerários também passarão por alteração de eficiência, evitando voltas desnecessárias, que aumentam o tempo da viagem e encarecem o sistema. Todo este trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com as empresas, por meio de reuniões técnicas, e com a população, por meio de reuniões do programa Participa Mogi Mobilidade.

Estas medidas impactarão no custo do sistema, tornando-o mais eficiente. A economia está em itens como consumo de combustível pelos ônibus, pneus, depreciação dos ônibus, entre outros. A redução terá influência direta no custo do sistema. Para a população, o principal resultado é que as mudanças oferecem mais eficiência e previsibilidade à circulação dos ônibus e abrem espaço para a ampliação do número de viagens e de atendimento nos bairros.

Os distritos de Biritiba Ussu e Sabaúna receberão o projeto-piloto, que já foi apresentado nos dois locais.