recomeçar tattoo

Tatuadora busca apoio a projeto de auxílio a vítimas de violência

Recomeçar Tattoo atendeu mais de 200 mulheres que sofreram ferimentos, erros médicos ou sequelas do câncer

André Diniz
28/11/2021 às 05:30
Atualizada em 28/03/2022 às 08:07.
Divulgação

Fabiana auxilia mulheres vítimas de violência em Mogi das Cruzes e região - FOTO: Divulgação

Mogi - Uma artista da cidade está buscando apoio junto à comunidade para ampliar o alcance de um projeto que dá empoderamento a mulheres vítimas de violência no Alto Tietê e na Região Metropolitana de São Paulo por meio da técnica da tatuagem.

O projeto Recomeçar Tattoo é encabeçado pela tatuadora Fabiana Rosetti, que conta com um estúdio em Mogi das Cruzes e mais de 19 anos de experiência no ofício. A iniciativa começou há sete anos e, desde então, atendeu gratuitamente mais de 200 mulheres que sofreram abuso doméstico com ferimentos, casos de erro médico em cirurgias, queimaduras e sequelas do tratamento de combate ao câncer.

Fabiana se inspirou no trabalho de uma outra artista que atuava em um projeto semelhante em Curitiba, no Paraná. "Quando vim para Mogi, muitas mulheres me procuravam para este tipo de trabalho, mas se afastaram por causa dos preços. Vi o que era feito no Paraná e pensei no que poderia contribuir para a comunidade. Desde então, pelo menos uma mulher é atendida mensalmente, podendo ser até quatro por mês, dependendo do caso e da disponibilidade", afirmou.

A tatuadora informou que 90% das mulheres que procuram o projeto são vítimas de violência, tanto da família quanto de namorados, noivos ou maridos. "Você acaba se envolvendo em todas as historias. É impossível ficar indiferente aos casos, e você acaba criando um vínculo com elas", relatou.

A escolha das mulheres que participarão do projeto é feita exclusivamente por Fabiana, que dá prioridade para casos de violência doméstica, queimaduras, erros médicos em procedimentos cirúrgicos e cicatrizes deixadas por procedimentos de combate ao câncer como radioterapia e cirurgias de extração de tumores. "Depois da primeira avaliação, apresento algumas ideias conversando com a participante e, ao chegar no denominador comum, agendamos as sessões", explicou.

A tatuadora busca apoio para conseguir expandir a iniciativa e poder aumentar os atendimentos. "Geralmente fechamos no final do ano a agenda para o ano seguinte, mas em janeiro temos uma fila de espera muito grande e realizamos encaixes para mais trabalhos. Devido aos custos das tintas e instrumentais, outros artistas optam por não aderir a ações semelhantes", apontou.

Pessoas interessadas em ajudar no projeto podem entrar em contato com a tatuadora pelo telefone (11) 98788-6836 ou pela página do projeto no Instagram (www.instagram.com/projetorecomecartattoo_).

Neste domingo, o projeto Acredita Poderosa realizará na igreja do distrito de Jundiapeba (rua Vereador Nito Sona, 2.185), a partir das 9h30, um mutirão de auxílio e orientação para mulheres vítimas de violência doméstica. A equipe à disposição será composta por psicólogas e assistentes jurídicas que darão apoio para a comunidade. Todo o atendimento será gratuito. As atividades são em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado na quinta-feira.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News