Municípios recebem vacinas contra a Covid-19

Região - Cinco municípios da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) recebem hoje um novo lote de vacinas Pfizer e AstraZeneca. Os imunizantes contra a Covid-19, agora, são disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Estado de acordo com solicitação individual das cidades para iniciar ou concluir o ciclo de vacinação de determinados grupos.

No total, chegarão na região mais 32.078 vacinas, sendo que a maioria delas, equivalente a 14.640 doses, será utilizada como segunda dose para pessoas de 18 a 59 anos. O restante está dividido entre doses adicionais de Pfizer e doses extras de AstraZeneca para públicos diversos. As doses serão entregues para Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes e Suzano.

"Entramos na reta final deste primeiro ciclo de vacinação e neste momento os municípios estão solicitando os imunizantes de acordo com a necessidade identificada para que possam alcançar 100% da cobertura vacinal", destacou a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins.

De acordo com dados do vacinômetro do governo do Estado, mais de 4,5 milhões de doses foram aplicadas nos 12 municípios abrangidos pelo Condemat desde o início da campanha de imunização. "Os municípios enfrentaram muitos desafios ao longo da campanha, mas vêm conseguindo cumprir a imunização na medida em que recebem as doses", frisou Adriana.

Mortes

Os municípios da região do Condemat registraram ontem três óbitos por coronavírus, totalizando 5.638 mortes desde o início da pandemia.

As vítimas fatais eram residentes no município de Itaquaquecetuba.