Participa Mogi publica devolutiva de demandas apresentadas

Audiência pública foi realizada presencialmente
Audiência pública foi realizada presencialmente - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- O Programa Participa Mogi realizou um trabalho de compilação e respondeu, com o apoio das secretarias municipais, às demandas apresentadas pela população durante o trabalho de participação que acompanhou, este ano, a construção coletiva da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual (PPA). O material está disponível ao público e pode ser lido no site do programa https://participa.mogidascruzes.sp.gov.br/#/ .

O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, lembrou que o Participa Mogi desempenhou um papel importante na LDO e no PPA em 2021. No mês de setembro, foram realizadas 29 oficinas (sendo 17 oficinas temáticas e 12 regionais) que contribuíram para a construção das peças administrativas. Além disso, a votação promovida por meio do programa definiu os principais projetos apontados pela população.

No caso da LDO, a audiência pública foi realizada no dia 14 de outubro, presencialmente no Cemforpe e online por meio do canal da administração municipal no Youtube, com o tema "Para onde vai nosso dinheiro em 2022?". Já o PPA teve sua audiência no dia 16 de outubro, também no Cemforpe e com transmissão ao vivo pela internet, com o tema "O que estamos planejando para os próximos 4 anos?".

"A população teve uma participação direta e efetiva, debatendo e contribuindo para o futuro da cidade. Este é o objetivo do Participa Mogi: ser um canal permanente de diálogo com a sociedade, atendendo aos pilares desta gestão. Após as audiências, nós trabalhamos em conjunto com as secretarias municipais e, juntos, respondemos às demandas apresentadas, oferecendo assim uma devolutiva que completa o ciclo de participação", explicou Lucas Porto.

O material contou com explanações e respostas das Secretarias Municipais de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Social, Serviços Urbanos, Verde e Meio Ambiente e Semae. O material foi produzido antes da reforma administrativa que redefiniu nomes e atribuições das secretarias. Atualmente a estrutura da Prefeitura com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, que incorporou as antigas Secretarias de Obras e de Serviços Urbanos.

No material compilado pelo Participa Mogi, cada secretaria expõe sua Missão, sua Visão e a Carta de Serviços (que inclui os serviços disponíveis à população). As questões apresentadas pela população incluíram temas variados, atuais e que demonstram grande preocupação com o futuro da cidade.

"A sociedade é muito bem informada, atenta e quer sempre o melhor para o município. Esse desejo se manifesta por meio de demandas e sugestões criativas, que devem ser ouvidas com atenção pela Prefeitura. Este é o papel do Programa Participa Mogi e estamos trabalhando para a consolidação deste canal contínuo de diálogo com a população", finalizou Lucas Porto.