Consciência Negra

Lideranças fazem 1ª Marcha Zumbi dos Palmares

André Diniz
30/11/2021 às 05:30
Atualizada em 30/11/2021 às 05:30.
Divulgação/CMMC

Divulgação/CMMC

Mogi - Lideranças políticas e movimentos de defesa da comunidade negra em Mogi das Cruzes e região realizaram na última sexta-feira a 1ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares e Dandara na cidade. O evento foi em alusão às celebrações do Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20.

A marcha contou com a participação de lideranças de movimentos populares como a União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), a Associação Afrobrasileira de Cultura e Arte (Afrontarte), a Associação Axé Mogi, do Fórum Mogiano LGBTQIA , além dos gabinetes dos vereadores Inês Paz (Psol) e Iduigues Martins (PT).

O ato estava marcado para início da concentração a partir das 18 horas, mas a adesão acabou sendo prejudicada por conta das chuvas que atingiram a cidade naquele horário - o que, no final, não impediu as lideranças de iniciarem os trabalhos, que contaram com o apoio da Guarda Municipal.

A marcha saiu do Largo São Benedito e seguiu pelas ruas do centro até chegar ao Largo da Catedral - um local de grande simbolismo histórico, onde esteve instalado durante o período da escravidão o pelourinho do município.

Segundo Inês Paz, a pauta da marcha teve como principais temas a conscientização da comunidade sobre o racismo estrutural que ainda é premente na sociedade, além das dificuldades pelas quais grande parte da sociedade sofre no país pela pandemia e pelas políticas econômicas e sociais do atual governo. "Este é o primeiro de muitos atos que pretendemos realizar", afirmou a vereadora que participou da marcha.

No dia 19 de novembro, a Câmara de Mogi realizou a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares - a condecoração foi concedida a personalidades e entidades que se destacaram no combate à discriminação racial e na promoção da igualdade e inclusão social. (A.D.)

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por