vila nova união

Moradora pede ajuda para concluir casa

Após ter moradia destruída pelas chuvas em setembro, Márcia Moreira pede doações, como portas e janelas

André Diniz
05/12/2021 às 05:30
Atualizada em 05/12/2021 às 05:30.
Mariana Acioli/Arquivo

Mariana Acioli/Arquivo

Mogi - Uma moradora da Vila Nova União, em Mogi das Cruzes, pede a ajuda da comunidade para conseguir terminar a construção de sua casa, após ter sua moradia destruída pelas chuvas que atingiram a cidade em setembro deste ano. Para isso, Márcia Cristina Moreira pede a doação não de dinheiro, mas de materiais de construção.

Márcia trabalha como funcionária terceirizada da Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes no setor de limpeza, e vive com mais 12 pessoas, entre filhos, filhas e netos. Há dois meses, sua moradia na Vila Nova União foi atingida pelas chuvas, que acabou interditada pelas autoridades.

Desde então, ela vive em um cômodo alugado com sua família, e busca recursos para conseguir construir sua casa, localizada na rua Yoshio Honda, na Vila Nova União. "Tive a ajuda de um vizinho que conseguiu me ceder um terreno na comunidade, e também pude contar com a doação de tijolos e outros materiais", conta.

Para voltar a ter sua casa própria, ela pede a ajuda da comunidade para doações - não de dinheiro, mas de materiais para o acabamento. "Dentre as coisas que faltam, estão portas e janelas", afirmou.

Segundo a profissional de limpeza, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Assistência Social, chegou a fazer contato com ela após o incidente com sua casa, mas desde então não teve mais continuação. "Nos procuraram e falaram sobre o que poderia ser feito, mas não foi além disso", afirmou.

Pessoas e entidades que estiverem interessadas em ajudar podem entrar em contato diretamente com Márcia Cristina pelo telefone (11) 99345-3292.

Prefeitura de Mogi

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Mogi para saber sobre como está sendo gerenciado o caso de Márcia Cristina pela equipe de Assistência Social do município.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, Márcia é acompanhada pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Vila Nova União, e que o caso foi encaminhado para a Coordenadoria de Habitação. "Na época, foi identificado que ela já havia se mudado para uma outra unidade habitacional não interditada pela Defesa Civil. A Coordenadoria fará novo contato para verificar se houve alguma alteração em sua condição", afirmou.

A administração municipal informou que Mogi conta com o programa Auxílio Moradia Emergencial. Para ser beneficiário, é preciso que seja morador de área pública ou privada considerada de risco pela Defesa Civil, e que tenha sido interditada; ter renda familiar de até três salários mínimos, residir no município há pelo menos três anos e não ter outro imóvel em seu nome. Também deve conceder autorização pra que o município realize a demolição do imóvel em área de risco iminente ou interditado.

Atualmente, o déficit habitacional da cidade é estimado em 30 mil unidades. "Uma das metas da Coordenadoria de Habitação é revisar o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e realizar um novo cadastro, para obter um diagnóstico mais atualizado e preciso", concluiu.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por