edição estadual

Olimpíadas Especiais das Apaes terão representantes mogianos

Vagas foram garantidas após participação na VII Olimpíada Regional, que ocorreu no mês passado, em Suzano

05/12/2021 às 05:30
Atualizada em 05/12/2021 às 05:30.
Divulgação

Divulgação

Mogi - Cinco alunos atletas (com deficiência intelectual) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes estão cotados para participarem das Olimpíadas Especiais das Apaes, certame estadual, que será realizada em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, em julho de 2022.

As vagas foram garantidas após a participação deles na VII Olimpíada Regional das Apaes, que ocorreu de a 17 a 19 de novembro, em Suzano, com a participação de 17 instituições da região do Alto Tietê e litoral norte. São três alunos da natação e dois do futsal, modalidades em que eles mais se destacaram, garantindo medalhas de ouro.

A informação foi passada na manhã de ontem, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, quando a direção da Apae de Mogi das Cruzes, sob a presidência de João Anatalino Rodrigues, promoveu uma homenagem aos 14 alunos que estiveram presentes no evento esportivo em Suzano. Na oportunidade, os alunos, que exibiram as medalhas conquistadas na competição, assistiram a um vídeo com os melhores momentos da Olimpíada, que, neste ano, teve um caráter mais socioeducacional do que competitivo. Depois, eles desfrutaram de um café da manhã.

No ano passado, a competição não foi realizada por causa da pandemia do coronavírus. "Em meio a uma pandemia, nós arriscamos ao fazer uma Olimpíada, e, apesar de algumas restrições dos pais, com medo e receio, nós tivemos uma excelente participação, lembrando que a parte física dos alunos não estava 100%. E mesmo não termos exigido muito deles, eles se destacaram e agora contamos com eles nas Olimpíadas Estadual das Apaes, em Caraguá.", disse o professor de educação física da Apae de Mogi, Evertom Camilo, o Tom, que, ao lado dos também professores Érika Santos e Reinaldo Júnior, treinaram as alunos e os acompanharam na competição.

O árbitro Fernando Matos atuou como voluntário nesta Olimpíada e destaca a importância dele para os alunos: "Fiquei imensamente feliz e grato por ter participado desse evento de grande importância, que abrange as pessoas com deficiência (PCD). A APAE de Mogi realiza um trabalho maravilhoso de articulação, priorizando sempre a inclusão, pois a mesma promove e contribui na articulação das ações de defesa dos direitos e melhoria na qualidade de vida das PCDs, por uma sociedade justa e solidária. Nos dias atuais, participar de forma voluntária faz com que eu me sinta cada vez mais ativo como cidadão. Ser voluntário é crescer a partir das experiências do outro".

O evento esportivo reuniu 11 modalidades, e a APAE de Mogi das Cruzes participou em 8, com 14 atletas: bocha paralímpica, natação, atletismo, futsal, tênis de mesa, dama e dominó e futebol society.

A VIII Olimpíada Regional das Apaes está prevista para ocorrer em novembro, também de 2022, mas a data ainda não está definida.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por