cidadania

ONG fala sobre sustentabilidade e pede criação de Tribuna Livre

Organização tratou do programa Cidades Sustentáveis e reivindicou participação popular no plenário da Câmara

André Diniz
08/12/2021 às 05:30
Atualizada em 08/12/2021 às 05:30.

Mogi - A Organização Não-Governamental (ONG) Rede Nossa Mogi das Cruzes realizou ontem uma palestra para os membros da Câmara sobre o programa Cidades Sustentáveis e as metas que podem ser incorporadas pela administração municipal. Entre elas, esteve a defesa da instauração da Tribuna Livre nas sessões da Casa.

O grupo compareceu a convite de alguns vereadores para falar do programa que estabelece 12 metas de sustentabilidade no poder público e na sociedade, com o intuito de garantir a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental do povoamento. A ONG foi formada em 2011 e, desde então, vem pleiteando uma audiência com os membros do Poder Legislativo.

O professor Mário Sérgio, um dos integrantes da ONG, agradeceu pela oportunidade de falar aos parlamentares, o que classificou como "um momento histórico da Casa de Leis", tendo em vista a resistência que legislaturas anteriores tiveram sobre o tema. "Tanto vocês quanto nós não seremos oxigenados nas discussões a não ser pelas palavras que vêm dos bairros. Este é um momento único", afirmou.

Para os vereadores, o integrante da ONG pediu empenho para a implantação da Tribuna Livre, com o intuito de ouvir entidades e moradores em intervalos regulares sobre a situação da comunidade em diversos pontos. "Temos ideias e teorias, vamos debater em cima de dados que vieram da realidade. Nada vai mudar se não abrirmos aqui para as ideias como em uma sala de aula. Obviamente podem usar a tribuna para críticas fortes, mas se vocês possuem identidade, fica mais fácil responder, pois vocês possuem o conhecimento dos assuntos. O próximo presidente pode marcar sua passagem dando o espaço para a população de Mogi ser ouvida", concluiu.

O presidente da Rede Nossa Mogi das Cruzes, Jair Pedrosa, afirmou que está em seu último ano no comando da ONG, mas que encerra sua trajetória marcado por mobilizações como a busca por um bicicletário na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com o intuito de valorizar modais alternativos de transporte, e a vinda da nova unidade do Sesc para Mogi das Cruzes.

O vice-presidente da ONG, Marco Nascimento, fez uma explicação mais detalhada sobre o programa Cidades Sustentáveis, baseado em 12 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para todas as cidades do mundo até 2030, incluindo eixos como Mobilidade Urbana, Meio-Ambiente, Educação, Administração Pública, dentre outros. Nascimento, assim como os demais, ressaltou que o atual prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), foi o único candidato no pleito de 2020 a assinar as propostas. No Brasil, mais de 120 cidades já ratificaram o compromisso, sendo que no Alto Tietê a representante é a cidade de Ferraz de Vasconcelos.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@portalnews.com.br

Comercial e parcerias:

contato@portalnews.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por